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Grande SP: Moradores permanecem sem energia pelo quarto dia

Foto do escritor: Fau BarbosaFau Barbosa

Segundo a Enel, pelo menos 537 mil moradores ainda são impactados com vários pontos da região sem energia elétrica. Procon vai notificar a concessionária.


A lentidão nos trabalhos da Enel prejudica vários moradores na Grande SP. No quarto dia sem energia, a população reclama da perda de alimentos, dos prejuízos gerados aos comércios da região, e da gravidade do problema em residências onde as pessoas dependem de equipamentos de suporte à vida.


Várias entidades, comércios e moradores se mobilizam para cobrar e até mesmo processar a distribuidora de energia elétrica.


Segundo o diretor-presidente da Agência Nacional de Energia Elétrica - ANEEL, a reação da Enel ao apagão segue aquém das expectativas. A agência avalia que os trabalhos de atendimento à população estão mais lentos do que no blecaute de novembro de 2023, quando mais de 2 milhões de clientes também foram prejudicados.

Vendaval deixou vários pontos da região sem energia elétrica. (Foto: Fau Barbosa)


Procon

O Procon, órgão de defesa do consumidor, pede para que todos os afetados façam os registros dos problemas nos canais de atendimento da concessionária de energia. É importante guardar os números de protocolos.

Caso não haja solução, a recomendação é de que seja formalizada uma reclamação no site do Procon ou em um posto de atendimento presencial.


Ressarcimentos

Segundo o Código de Defesa do Consumidor, os clientes têm direito ao abatimento na fatura proporcional ao período em que ficaram sem o fornecimento de energia elétrica.

Os clientes que tiveram perdas de produtos como alimentos ou remédios que precisam de refrigeração, também podem ser ressarcidos. Nesses casos, é orientado que o consumidor fotografe os alimentos estragados, frascos ou embalagens, e guardem as notas fiscais.


Enel notificada

O Procon vai notificar a Enel Distribuição São Paulo para que explique os motivos da demora para restabelecer o fornecimento de energia elétrica para consumidores de vários bairros da Capital e de outras cidades. O órgão também monitora relatos de problemas em cidades do interior, atendidas por outras concessionárias para igualmente notificá-las, bem como está atento a impactos em hospitais e instalações médicas e de saúde, incluindo residências nas quais há equipamentos de suporte à vida.


Planos de contingência para emergências climáticas

A notificação também vai pedir, mais uma vez, a apresentação de planos detalhados de contingência em função das mudanças climáticas, reforçando que há quase um ano, em novembro de 2023, a Enel foi multada exatamente pelo mesmo problema.

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