SP inaugura o primeiro trecho do Rodoanel Norte: saiba como a nova via vai desafogar a Marginal Tietê
- Fau Barbosa
- há 10 horas
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Primeiro trecho de 24km será entregue nesta segunda (22); nova rota deve retirar 10 mil caminhões por dia das vias urbanas (Imagens: Divulgação/Governo de SP)
Nesta segunda-feira, 22, o Governo de SP inaugura o primeiro trecho do Rodoanel Norte marcando um passo histórico para a mobilidade da Região Metropolitana. A entrega dos primeiros 24 quilômetros, que ligam as rodovias Presidente Dutra e Fernão Dias, tem como principal objetivo redirecionar o tráfego pesado e desafogar corredores críticos, como a Marginal Tietê.
Com a abertura da nova via, a estimativa é que cerca de 40 mil veículos — sendo 10 mil caminhões — deixem de circular diariamente por dentro da capital paulista. O trecho entregue hoje conta com pistas duplas, três faixas de rolamento por sentido e quatro túneis que somam dois quilômetros de extensão.

O Trecho 1 do Rodoanel Norte tem 24 quilômetros de extensão, entre o km 129 e o km 153, e conta com pistas duplas e três faixas de rolamento por sentido. O conjunto de obras inclui quatro túneis, que somam dois quilômetros de extensão, além de viadutos e acessos. As intervenções foram retomadas em abril de 2024, após um período de seis anos de paralisação, com antecipação de cerca de seis meses em relação ao cronograma contratual.

Conectividade e Tecnologia Siga Fácil
Uma das grandes novidades do Rodoanel Norte é a ausência de praças de pedágio físicas. A via opera com o sistema Siga Fácil (Free Flow), onde pórticos eletrônicos realizam a cobrança automática por meio de tags ou leitura de placas. O sistema elimina filas, aumenta a segurança e oferece 5% de desconto para usuários com tag.
Estrutura e Meio Ambiente
Além do Centro de Controle Operacional (CCO) e bases da Polícia Militar Rodoviária, a rodovia conta com um plano ambiental rigoroso por atravessar a Serra da Cantareira. Foram instaladas passagens subterrâneas para fauna e adotadas medidas de reflorestamento para mitigar o impacto na Mata Atlântica.

As obras seguem em andamento no Trecho 2, que dará continuidade ao Rodoanel até a Avenida Raimundo Pereira de Magalhães, na capital paulista, com previsão de entrega no segundo semestre de 2026. Ao todo, o Rodoanel Norte terá 44 quilômetros de extensão, passando por São Paulo, Guarulhos e Arujá. O Trecho 2 está com cerca de 30% de execução.
A conclusão das obras do Rodoanel Norte beneficia não apenas a região. O empreendimento vai possibilitar a ligação do Porto de Santos com a rodovia Fernão Dias, que liga os estados de São Paulo e Minas Gerais ao Nordeste. Também irá facilitar o acesso dessas regiões ao Porto de Santos, expandindo o tráfego e o transporte de produtos e, consequentemente, a competitividade da Baixada Santista.