Influenciadores que promovem fabricação e soltura ilegal de balões são alvo de operação em SP
- Fau Barbosa
- há 11 minutos
- 1 min de leitura

Força-tarefa apreendeu balões, veículos, celulares e bloqueou contas usadas para incentivar o crime
A Polícia Militar Ambiental e o Ministério Público deflagraram, na manhã de terça-feira (25), a Operação Bancada, ação conjunta que mira influenciadores digitais responsáveis por promover, ensinar e monetizar a fabricação e a soltura ilegal de balões em redes sociais — prática criminosa que provoca incêndios, acidentes e risco direto à população.
Ao todo, 31 mandados de busca e apreensão são cumpridos na capital e na Grande São Paulo. A operação mobiliza 170 policiais militares e mira endereços ligados aos investigados.
Investigação revelou rede organizada e conteúdo monetizado
Segundo o MP e a PM Ambiental, a investigação durou seis meses e identificou os principais responsáveis pelo esquema. Além de fabricar e vender os balões, os suspeitos também normalizavam a prática nas redes sociais, publicando vídeos, transmissões ao vivo e conteúdos de patrocínio com grande engajamento.
O Judiciário determinou ainda o bloqueio e a suspensão dos perfis e contas utilizados para divulgar e monetizar o conteúdo ilegal, que incentivava uma prática que coloca vidas e o meio ambiente em risco, além de ser tipificada como crime pela Lei de Crimes Ambientais.

Balanço parcial da Operação Bancada
1 prisão
37 balões apreendidos
10 veículos apreendidos
34 artefatos explosivos recolhidos
35 celulares apreendidos
15 munições apreendidas
R$ 490 mil em multas aplicadas
R$ 11 mil em dinheiro apreendidos
Imagens: Divulgação/SSPSP









Comentários