Instituto Butantan entrega vacina da dengue ao Ministério da Saúde nesta semana
- Fau Barbosa
- há 3 horas
- 1 min de leitura

Lote inicial de 300 mil doses abre caminho para a imunização em dose única no Brasil; profissionais da saúde serão os primeiros vacinados
O Instituto Butantan entrega vacina da dengue ao Ministério da Saúde a partir desta semana, dando início à distribuição de 1,3 milhão de doses do imunizante Butantan-DV. O contrato foi assinado na sexta-feira (19) e prevê que as primeiras 300 mil doses sejam disponibilizadas imediatamente, com o restante do lote sendo entregue até o final de janeiro de 2026.
A Butantan-DV destaca-se como a primeira vacina do mundo contra a dengue aplicada em dose única. O imunizante, já aprovado pela Anvisa para pessoas entre 12 e 59 anos, demonstrou 74,7% de eficácia geral e impressionantes 100% de proteção contra hospitalizações causadas pela doença.
Estratégia de Vacinação
Segundo o Ministério da Saúde, as doses deste primeiro lote serão destinadas aos profissionais da Atenção Primária, que atuam em Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e visitas domiciliares. Com o aumento da produção ao longo de 2026, a vacinação será estendida ao público geral, começando pelos adultos de 59 anos e avançando gradualmente até a faixa dos 15 anos.
Expansão para Idosos e Crianças
OButantan já trabalha para ampliar o público-alvo. Estudos clínicos estão em andamento para avaliar a segurança e eficácia em crianças de 2 a 11 anos e em idosos de 60 a 79 anos. Se os resultados forem satisfatórios, o Instituto solicitará à Anvisa a inclusão desses grupos nas recomendações oficiais.



Comentários