Linha 22-Marrom do Metrô vai ligar Cotia à capital em 40 minutos; projeto é apresentado à Prefeitura
- Fau Barbosa
- 4 de jul.
- 2 min de leitura
Atualizado: há 5 dias

O projeto da futura Linha 22-Marrom do Metrô de São Paulo, que vai ligar Cotia à região da Faria Lima, na capital paulista, foi apresentado nesta semana ao prefeito de Cotia, Welington Formiga, por representantes do Metrô. O trajeto completo, com aproximadamente 30 km e 19 estações, poderá ser percorrido em cerca de 40 minutos, e deve transformar a mobilidade urbana na região.
A estimativa é que sete estações fiquem em Cotia, localizadas na Granja Viana, Mesopotâmia, Estrada do Embu, Parque Alexandra, Jardim Sabiá, Santo Antônio e no Centro da cidade. A linha será interligada com importantes conexões da malha metroferroviária: linha 9-Esmeralda, linha 4-Amarela e linha 2-Verde, facilitando o acesso à capital.
Encontro técnico
A apresentação técnica do projeto foi conduzida por Luiz Cortez (gerente de planejamento e meio ambiente do Metrô) e Ana Paula Segarro (chefe do departamento de meio ambiente), além de Roberto Torres. Estiveram presentes autoridades municipais, como o presidente da Câmara, vereador Professor Osmar, e secretários de Obras, Habitação, Justiça, Licitações, Comunicação e Gabinete.
Obras devem durar até 2036
De acordo com Roberto Torres, diretor de planejamento do Metrô, o cronograma prevê:
Audiências públicas a partir de 2026
Licenciamento ambiental até 2027
Projeto básico em dois anos
Construção e entrega da obra em até oito anos, com conclusão prevista para 2036
“Ainda no início do próximo ano, as audiências públicas vão apresentar à população detalhes sobre o traçado, estações e os impactos positivos que a linha trará”, afirmou Torres.
Participação da Prefeitura de Cotia
A Prefeitura de Cotia será responsável por mapear os imóveis no trajeto e levantar informações essenciais para o projeto. Essa etapa será crucial para o andamento das desapropriações e dos licenciamentos ambientais.
“O apoio das prefeituras é fundamental. Em Cotia, vamos agilizar os levantamentos necessários para colaborar com a equipe técnica do Metrô”, afirmou o prefeito Welington Formiga.

Impacto na mobilidade
A Linha 22-Marrom representa uma das mais importantes promessas de expansão do transporte público na Região Metropolitana de São Paulo.
A nova linha deve desafogar a Rodovia Raposo Tavares, promover o desenvolvimento urbano e oferecer mais qualidade de vida a quem vive e trabalha em Cotia e arredores.
A expectativa é que milhares de pessoas sejam beneficiadas diariamente com a nova alternativa de mobilidade.
Comments