top of page

Linha 22-Marrom: Metrô vai realizar audiências públicas para implantação da linha entre Cotia, Osasco e SP

há 7 horas
2 min de leitura
Linha 22-Marrom: Metrô vai realizar audiências públicas para implantação da linha entre Cotia, Osasco e SP

Nas audiências, que serão feitas em dezembro, população poderá conhecer o projeto e tirar dúvidas sobre a implantação da linha


O Metrô avança mais uma etapa para a implantação da Linha 22-Marrom. Nesta terça-feira (13), o Conselho Estadual do Meio Ambiente (Consema),  publicou no Diário Oficial as datas e os locais das audiências públicas que serão realizadas para apresentar à população o projeto de implantação da nova linha que vai ligar Cotia e Osasco à Capital, no bairro do Sumaré. As reuniões, que serão realizadas nos dias 1, 2 e 3 de dezembro nos municípios de Osasco, Cotia e São Paulo, respectivamente, representam um importante momento, permitindo que a sociedade conheça os detalhes do empreendimento e esclareça dúvidas sobre o projeto.


Audiências Públicas

As audiências públicas fazem parte do processo de licenciamento ambiental, contemplando a apresentação do Estudo e Relatório de Impacto Ambiental (EIA-RIMA) da futura Linha 22-Marrom, instrumento que avalia as questões ambientais do empreendimento e apresenta as medidas previstas para prevenção e mitigação de impactos. Essa etapa também demonstra o compromisso do Metrô com a transparência, o diálogo com a população e a construção de projetos que atendam às necessidades de mobilidade da Região Metropolitana de São Paulo.


A Linha 22-Marrom já teve concluído o Anteprojeto de Engenharia, estudo que definiu as principais características do empreendimento, incluindo traçado, localização das estações, métodos construtivos, áreas operacionais, pátios, sistemas e demais soluções técnicas necessárias para viabilizar sua implantação. O anteprojeto permite avaliar a viabilidade técnica, operacional, ambiental e econômica da futura linha, fornecendo as bases para as etapas seguintes de desenvolvimento.


Projeto básico

A próxima fase será a elaboração do Projeto Básico, considerado um dos marcos mais importantes para a implantação de uma linha metroviária. Nessa etapa são aprofundadas e detalhadas as soluções de engenharia definidas no anteprojeto, com maior precisão sobre métodos construtivos, obras civis, sistemas operacionais, desapropriações, interferências urbanas e custos estimados, servindo de base para o futuro processo de contratação das obras.


Quando implantada, a Linha 22-Marrom terá 29 km de extensão e 19 estações com previsão de transportar cerca de 650 mil pessoas por dia. A linha vai ampliar significativamente as opções de transporte público sobre trilhos na Região Metropolitana de São Paulo, estabelecendo uma ligação estruturante entre a zona oeste da capital, o município de Osasco e a cidade de Cotia. O empreendimento contribuirá para reduzir os tempos de deslocamento, ampliar a integração com a rede existente de transporte público, estimular o desenvolvimento urbano sustentável e oferecer uma alternativa de mobilidade mais eficiente, segura e ambientalmente sustentável para milhares de passageiros diariamente.


Serviço

Audiência Pública Linha 22-Marrom


  • 1/12/26 | 17h – Osasco – Teatro do CEU José Saramago

Avenida João de Andrade, 1355 – Jardim Santo Antônio - Osasco


  • 2/12/26 | 17h – Cotia – Teatro do Colégio Desafio

Rua Ametista, 21 – Jardim Nomura - Cotia


  • 3/12/26 | 17h – São Paulo – Auditório da Universidade São Judas / Unidade Butantã

Avenida Doutor Vital Brasil, 1.000 – Butantã – São Paulo


Observação:  As inscrições para participação serão realizadas presencialmente nos respectivos locais, a partir das 16h do dia de cada audiência.

Comentários


Logo do Portal Viva Cotia

PORTAL VIVA COTIA - A NOTÍCIA MAIS COMPLETA DA REGIÃO

​

Os artigos, reportagens e comentários, não refletem necessariamente a opinião do Portal Viva e são de inteira responsabilidade de seus autores.

 

É proibida a reprodução, edição e publicação total ou parcial de todo o conteúdo do site, sem autorização expressa do Portal Viva. É proibida a reprodução das fotos e/ou imagens do site, em qualquer meio de comunicação, inclusive na Web, sem prévia consulta e aprovação, conforme lei nº 9.610 de 19/02/1998, que rege sobre o Direito Autoral e Direito de Uso da Imagem no Brasil.

​

NOS SIGA NAS REDES
  • email
  • Instagram
  • Facebook
  • Tópicos
  • X

Fotos© Portal Viva 2009-2026. Todos os direitos reservados.

© 2026 - Portal Viva Cotia

bottom of page