Chuva forte deixa dois mortos em Ilhabela
- Fau Barbosa
- há 2 horas
- 4 min de leitura

Segundo a Defesa Civil, o Litoral Norte recebeu em apenas três horas, a chuva prevista para três semanas
A forte chuva que caiu no Litoral Norte, nesta terça-feira, 16, deixou dois mortos em Ilhabela.
A Defesa Civil do Estado monitora e atua de forma intensificada diante do episódio de chuvas extremas que atingiu o Litoral Norte nas últimas horas, com volumes concentrados em curto intervalo de tempo que se comparam ao acumulado esperado para semanas inteiras.
O cenário elevou o risco de alagamentos, deslizamentos de terra e outros transtornos, exigindo resposta rápida dos órgãos de proteção e defesa civil.
Em São Sebastião, o volume de chuva chegou a 145 mm em apenas três horas, índice considerado extremamente elevado. O total registrado nesse curto período equivale a aproximadamente 20 dias de chuva, considerando que o acumulado médio previsto para o mês é de 215 mm. Já em Ilhabela, foram registrados 69 mm no mesmo intervalo, volume correspondente a cerca de 10 dias de precipitação, tendo como referência a média histórica mensal de 209 mm.
Os acumulados em 24 horas também chamam a atenção: Ubatuba registrou 182 mm, São Sebastião 163 mm e Ilhabela 156 mm, volumes que intensificam a saturação do solo e ampliam o potencial para ocorrências de deslizamentos.
A Defesa Civil confirmou dois óbitos em Ilhabela, ambos relacionados diretamente aos impactos das chuvas intensas: um homem atingido pela queda de um muro e outra vítima arrastada pela correnteza. Com essas, já são sete mortes durante a Operação Chuvas.
Óbitos SP - Operação Chuvas
10/12 - Campos do Jordão - um homem vítima de deslizamento
10/12 - São Paulo Zona Leste - uma mulher vítima de queda de muro
12/12 - Guarulhos - uma mulher vítima de queda de árvore
13/12 - Juquitiba - um homem vítima de descarga elétrica
14/12 - Bauru - um homem escorregou e caiu no rio, sendo arrastado pela correnteza
16/12 - Ilhabela - um homem soterrado após queda de muro
16/12 - Ilhabela - um homem levado pela correnteza
A Operação Chuvas teve início em 01/12 e segue até o dia 31 de março de 2026.
Ilhabela
Segundo a Defesa Civil de SP, na Barra Velha, uma pessoa foi soterrada ao sair pra fechar o portão da casa. Houve um colapso do muro de divisa sobre a vítima, e infelizmente o morador foi encontrado sem vida. Foi realizada a vistoria e interdição do imóvel, devido ao comprometimento estrutural.

A Defesa Civil realizou vistoria no local e procedeu com a interdição preventiva de dois imóveis, resultando em uma família desalojada, encaminhada para casa de familiares e outra família desabrigada, conduzida para abrigo da prefeitura.

No bairro Água Branca, devido à elevação das águas de uma cachoeira, uma forte correnteza, veio a desprender um deck nos fundos de uma residência, onde estava o morador. A Defesa Civil juntamente com o Corpo de Bombeiros realizaram as buscas e o salvamento, sendo constatado óbito no local.
Pela Estrada Parque Castelhanos, uma queda de talude junto de queda de árvore sobre a via pública, atingiu fiação elétrica, ocasionando a interdição total da via. A Defesa acionou a concessionaria de energia, onde aguarda liberação para realização do corte e limpeza da via. Não houve interrupção no fornecimento de energia elétrica.
As equipes permanecem em campo auxiliando os munícipes e avaliando os danos.
São Sebastião
Em decorrência da chuva na região foram registradas ocorrências de pontos de alagamentos em vias públicas nos bairros Toque-Toque Pequeno, Maresias e região Central.
As equipes da Defesa Civil permanecem em campo monitorando as áreas de riscos.
Confira os maiores acumulados das últimas 12h no Litoral de SP (coletados às 20h19 - fonte CEMADEN e INMET):
São Sebastião (Toque Toque Pequeno): 146mm
São Sebastião (Pauba): 135mm
São Sebastião (Maresias): 99mm
São Sebastião (Itatinga): 76mm
São Sebastião (Baraqueçaba): 72mm
Ilhabela (Barra Velha): 69mm
São Sebastião (Boicucanga2): 64mm
São Sebastião (Barra Do Una): 62mm
São Sebastião (Boicucanga): 60mm
São Sebastião (Portão Grande): 57mm
Bertioga (Jardim Lido): 49mm
Santos (Saboó): 45mm
Ubatuba (Praia Dura): 42mm
São Sebastião (Juquehy): 40mm
Santos (Sabesp - Morro São Bento): 34mm
Santos (Sitio Das Neves): 30mm
Itanhaém (Balneário Gaivota): 29mm
Ilhabela (Armação): 28mm
Ilhabela (Centro): 26mm
Itanhaém (Nossa Senhora Sion): 22mm
Região Metropolitana
Na Região Metropolitana de São Paulo, em Guarulhos, um homem permanece desaparecido após ser levado pela força da água durante alagamento; as buscas seguem em andamento com apoio do Corpo de Bombeiros.
Diante do cenário de risco, as Defesas Civis municipais, com apoio da Defesa Civil Estadual, mantêm atuação reforçada, com equipes em campo, monitoramento contínuo das condições meteorológicas, além da mobilização de abrigos temporários para acolhimento da população que eventualmente precise deixar áreas consideradas de risco.
A Defesa Civil orienta que a população evite áreas alagadas, não atravesse trechos inundados a pé ou de carro e siga as recomendações e orientações por meio dos canais oficiais.
Com informações da Defesa Civil de SP