Morre Sebastião Salgado, ícone da fotografia, aos 81 anos
- Fau Barbosa
- há 6 dias
- 2 min de leitura

O mundo da fotografia perdeu nesta sexta-feira (23), em Paris, o renomado fotojornalista Sebastião Ribeiro Salgado Júnior, aos 81 anos, vítima de complicações decorrentes de malária.
Nascido em 8 de fevereiro de 1944, em Aimorés (MG), Salgado formou-se em Economia pela Universidade Federal do Espírito Santo (1964-1967), com mestrado na USP e doutorado na Universidade de Paris. Ao longo de cinco décadas, imortalizou em preto e branco temas humanitários, sociais e ambientais, com séries icônicas como “Trabalhadores”, “Êxodos” e “Gênesis”.
O fotógrafo preparava uma mostra especial para a COP30, em Belém (PA), em novembro de 2025, com enfoque na Amazônia, um dos focos centrais de seu trabalho.
O Instituto Terra, ONG que Salgado fundou com sua esposa, a pianista Lélia Deluiz Wanick Salgado, lamentou a partida do mestre.
"Com imenso pesar, comunicamos o falecimento de Sebastião Salgado, nosso fundador, mestre e eterno inspirador.
Sebastião foi muito mais do que um dos maiores fotógrafos de nosso tempo. Ao lado de sua companheira de vida, Lélia Deluiz Wanick Salgado, semeou esperança onde havia devastação e fez florescer a ideia de que a restauração ambiental é também um gesto profundo de amor pela humanidade. Sua lente revelou o mundo e suas contradições; sua vida, o poder da ação transformadora.
Neste momento de luto, expressamos nossa solidariedade a Lélia, a seus filhos Juliano e Rodrigo, seus netos Flávio e Nara, e a todos os familiares e amigos que compartilham conosco a dor dessa perda imensa.
Seguiremos honrando seu legado, cultivando a terra, a justiça e a beleza que ele tanto acreditou ser possível restaurar.
Nosso eterno Tião, presente!
Hoje e sempre.
Instituto Terra"
Sequelas
Em entrevista ao The Guardian em 2024, Salgado revelou que seu afastamento dos estúdios e viagens se dava às sequelas da malária, contraída nos anos 1990 durante trabalho na Indonésia, sem tratamento mais eficaz na época. “Eu sei que não viverei muito mais. Mas eu não quero viver muito mais. Eu vivi tanto e vi tantas coisas”, disse ele ao jornal britânico.
Casado com Lélia, Salgado deixa dois filhos — Juliano e Rodrigo — e os netos Flávio e Lara.
Comments