Granja Viana: Mulher é vítima de golpe após receber ligação falsa de banco
- Fau Barbosa
- há 11 minutos
- 2 min de leitura

Por volta das 21h desta quinta-feira, 8, a Guarda Civil, a Polícia Militar e a Polícia Civil se mobilizaram após receberem a informação por meio de grupos policiais sobre um possível sequestro de uma mulher de 45 anos, na Granja Viana.
Segundo a informação, ela teria solicitado a senha dos cartões bancários para seus empregadores alegando ter que realizar transações financeiras por volta das 18h, o que não era de praxe.
Foi iniciado patrulhamento com vistas à sua localização, próximo às agências bancárias do Itaú e Santander na região da Granja Viana. Devido a vítima estar em contato com seu empregador, encaminhando localizações por meio de aplicativo de mensagens, a Polícia tomou ciência e verificou que ela poderia estar em um shopping que possuía ambas as agências bancárias informadas.
Os agentes foram para o local e, após averiguações, a Guarda Civil conseguiu localizar a vítima.
O Golpe
Ao ser questionada, ela contou que estava em seu trabalho quando recebeu uma ligação telefônica de um número de celular, na qual o interlocutor dizia tratar-se do setor de segurança do Banco Santander e que na conta da empresa em que trabalha havia sido realizado um empréstimo. O motivo da ligação seria para confirmar tal operação.
Diante da resposta negativa da vítima quanto a operação de crédito, o homem solicitou que fossem realizadas algumas operações de transferência (PIX), as quais seriam imediatamente canceladas visando verificar se havia algum problema com o aparelho de telefone celular ou com o aplicativo utilizado para acesso à conta, as quais foram realizadas.
Após tais procedimentos, o interlocutor solicitou que a vítima utilizasse também de suas contas pessoais para novamente realizar tranferências (PIX) testes, o que também foi atendido.
Diante dos fatos, com o apoio da Romu, a vítima foi levada ao DP de Cotia, onde foi dada ciência do ocorrido à Autoridade Policial de plantão. A proprietária da empresa onde a vítima trabalha também compareceu à delegacia.
Segundo a Polícia, no total foram feitas 28 operações de transferência totalizando mais de R$ 21.000,00 (vinte e um mil reais) conforme os comprovantes apresentados na delegacia.
A Guarda Civil informa que o golpe é aplicado via telefone, onde indivíduos se passam por funcionários de instituições financeiras e induzem as vítimas a fazerem transferências de valores para contas de terceiros.
O caso foi registrado no DP de Cotia, em boletim de ocorrência de natureza "Estelionato" (art. 171). A investigação prosseguirá pelo 2º DP da Granja Viana.
Atendeu a ocorrência a viatura Romu 37, CE Alex e GC´s Sandro e Soares, com apoio das viaturas de Romu 2539 e 2541, da Polícia Militar e do investigador Lucas do DP de Cotia.
Comments