Museu do Ipiranga participa da Virada Cultural com entrada gratuita neste fim de semana
- Fau Barbosa
- 21 de mai.
- 2 min de leitura

Programação especial nos dias 23 e 24 de maio conta com espetáculo teatral de humor inclusivo e visitas mediadas em português e Libras (Divulgação)
O Museu do Ipiranga integra a programação oficial da Virada Cultural 2026, que acontece neste sábado (23) e domingo (24) de maio, com uma agenda especial totalmente gratuita para o público. A programação do espaço inclui a visitação franca às 11 exposições de longa duração em cartaz, visitas guiadas com o setor educativo e a apresentação do espetáculo teatral “Tá Todo Mundo Rindo?”, encenado pelo coletivo Dissidência Def.
A iniciativa faz parte do festival promovido pela Prefeitura de São Paulo, considerado o maior evento cultural gratuito do país, que nesta edição adota o tema O Festival dos Festivais. Ao longo de 24 horas ininterruptas, a Virada vai ocupar palcos, praças e equipamentos culturais por toda a capital paulista. No caso do museu, a gratuidade do sábado (23) conta com o oferecimento da B3, patrocinadora da instituição.
Teatro inclusivo e humor como crítica social
No sábado (23), às 16h, o Auditório do Museu do Ipiranga recebe a peça “Tá Todo Mundo Rindo?”. Partindo do princípio de que o riso também é uma forma de linguagem, o coletivo Dissidência Def utiliza o humor como ferramenta de crítica social para provocar reflexões profundas sobre acessibilidade, inclusão e capacitismo.
Com uma abordagem contemporânea, o espetáculo convida o público a rever percepções sobre a diversidade e os direitos das pessoas com deficiência (PCD). O elenco é formado inteiramente por artistas e arte-educadores com deficiência, incluindo nomes como Marião Pirata (Mário Matos), Palhaço Amnésio (Luan Luando), Karina Sbruzzy, Braz Junior e a Palhaça Fronha (Antônia Vilarinho). A apresentação contará com recursos de audiodescrição e intérprete de Libras.

Visitas mediadas e acessibilidade
Além do espetáculo, o público poderá participar de visitas mediadas focadas em estimular o diálogo e a reflexão crítica sobre o acervo e as narrativas da história do Brasil. Os educadores do espaço conduzirão roteiros especiais conectando passado e presente.
As sessões guiadas em português acontecem no sábado e no domingo, às 10h30 e às 14h, com ponto de encontro ao lado da escadaria do saguão. Já a visita mediada em Libras (Língua Brasileira de Sinais) será realizada no domingo (24), às 14h30, com ponto de encontro ao lado da bilheteria.
Serviço: Museu do Ipiranga na Virada Cultural 2026
Data: Sábado e domingo, 23 e 24 de maio
Horário de funcionamento: Das 10h às 17h (última entrada permitida às 16h)
Entrada: Gratuita (retirada de ingressos para as exposições direto na bilheteria a partir das 10h)
Local: Museu do Ipiranga
Endereço: Rua dos Patriotas, 100 – Ipiranga – São Paulo/SP
Programação de Destaque:
Espetáculo "Tá Todo Mundo Rindo?"
Quando: Sábado (23), às 16h (Auditório)
Classificação: 14 anos (com audiodescrição e Libras)
Ingressos: Gratuitos, com retirada na bilheteria uma hora antes do início.
Visitas Mediadas (Duração de 1 hora):
Em português: Sábado (23) e domingo (24), às 10h30 e 14h.
Em Libras: Domingo (24), às 14h30.
Participação: Gratuita, com retirada de senhas no local 10 minutos antes.



Comentários