top of page

Barueri: Obras da Ponte Guilherme de Almeida entram na reta final com concretagem simultânea nos dois sentidos da Castelo Branco

Barueri: Obras da Ponte Guilherme de Almeida entram na reta final com concretagem simultânea nos dois sentidos da Castelo Branco
Com 94 aduelas executadas, estrutura se aproxima da conclusão e integrará o novo sistema viário da rodovia entre os km 22 e 27

As obras da Ponte Guilherme de Almeida, uma das principais estruturas do novo sistema de marginais da Rodovia Castelo Branco (SP-280), seguem em ritmo acelerado entre os quilômetros 22 e 27, no município de Barueri. Com 94 aduelas já concretadas, os trabalhos avançam de forma simultânea nos dois sentidos — capital (Leste) e interior (Oeste).


O projeto contempla duas pontes paralelas, uma para cada direção do tráfego, e utiliza o sistema construtivo em balanço sucessivo, tecnologia que permite vencer grandes vãos sem necessidade de escoramento. Essa solução garante mais segurança, agilidade e economia à obra.


No momento, a ponte Oeste (sentido interior) está mais adiantada, com 52 aduelas concluídas, restando apenas três para o fechamento do vão central e cinco nos vãos adjacentes. Já na ponte Leste (sentido capital), foram concretadas 42 aduelas, faltando cinco no vão central e sete nos laterais.


A previsão é que a chamada "aduela de fechamento" (ou “beijo”) da ponte Oeste seja concluída até a segunda quinzena de setembro de 2025, e a da ponte Leste, em novembro. O cronograma prevê a finalização das aduelas entre novembro de 2025 e janeiro de 2026, com aplicação de cerca de 180 m³ de concreto a cada 14 dias, somando até o momento mais de 25 mil m³ de concreto utilizados nas duas estruturas.


Além da construção das aduelas, estão em andamento os trabalhos de execução dos tabuleiros. Na ponte Oeste, dois tabuleiros ainda serão concretados nos dias 25 de julho e 8 de agosto. Todas as etapas seguem com turnos diurnos e possibilidade de extensão até as 20h.


Segurança em primeiro lugar

A obra mobiliza 172 profissionais diretamente, sendo 155 nas plataformas superiores, e respeita rigorosamente os protocolos de segurança previstos na norma NR-35 para trabalhos em altura, que chega atualmente a 33 metros. São utilizados equipamentos como guindastes de médio porte e bombas lança com alcance de até 42 metros para içamento e concretagem.


Integração com as marginais e próximos passos

Após a conclusão da etapa estrutural, as pontes receberão barreiras de proteção, pavimentação, sinalização e iluminação. A previsão é que a pavimentação se inicie em março de 2026, com a conexão definitiva das pontes às novas marginais da SP-280, nos dois sentidos.


As estruturas serão compostas por 69 aduelas cada, totalizando 138 ao fim da obra. A nova ligação será fundamental para a separação do tráfego de curta e longa distância, melhorando significativamente o fluxo nos trevos dos km 23 e km 26.


Destaque técnico e legado

Com um vão central de 170 metros — o maior da América Latina em ambiente urbano com esse tipo de sistema —, as pontes Guilherme de Almeida são um marco da engenharia nacional. As aduelas chegam a ter volumes de até 90 m³, demandando soluções logísticas e técnicas específicas.


A obra é parte do compromisso da CCR ViaOeste com a modernização da infraestrutura viária e a melhoria da mobilidade. Além de melhorar o tráfego, a iniciativa deixa um legado de impacto positivo para a população, valorizando o entorno e otimizando o deslocamento diário de milhares de motoristas.


📍 Mais informações sobre as obras:

댓글


Logo do Portal Viva Cotia

PORTAL VIVA COTIA - A NOTÍCIA MAIS COMPLETA DA REGIÃO

Os artigos, reportagens e comentários, não refletem necessariamente a opinião do Portal Viva e são de inteira responsabilidade de seus autores.

 

É proibida a reprodução, edição e publicação total ou parcial de todo o conteúdo do site, sem autorização expressa do Portal Viva. É proibida a reprodução das fotos e/ou imagens do site, em qualquer meio de comunicação, inclusive na Web, sem prévia consulta e aprovação, conforme lei nº 9.610 de 19/02/1998, que rege sobre o Direito Autoral e Direito de Uso da Imagem no Brasil.

NOS SIGA NAS REDES
  • email
  • Instagram
  • Facebook
  • Tópicos
  • X

Fotos© Portal Viva 2009-2025. Todos os direitos reservados.

© 2025 - Portal Viva Cotia

bottom of page