Perseguição termina com suspeito baleado e preso pela GCM em Taboão da Serra
- Fau Barbosa
- 18 de ago.
- 2 min de leitura

Um homem foi baleado e preso na manhã de sábado (16), após tentar fugir da Guarda Civil Municipal (GCM) durante uma perseguição em Taboão da Serra. Segundo a corporação, o suspeito pilotava uma motocicleta com placa adulterada e estava armado. Ele desobedeceu ordens de parada e, ao sacar uma arma contra os agentes, foi alvejado com um disparo.
Durante a tentativa de fuga, o suspeito abandonou a moto e correu a pé, deixando cair um revólver calibre .38 carregado. Com ele, foram encontradas 13 alianças e dois colares, reconhecidos por vítimas de roubo ocorrido horas antes, em São Paulo. Após atendimento médico, ele foi encaminhado à delegacia, onde também foi constatado um mandado de prisão em aberto.

Entenda o caso
O caso teve início quando a Central de Comunicações (Cecom) alertou a GCM sobre a entrada, no município, de uma motocicleta com placa envolvida em uma série de roubos na capital paulista. Por volta das 11h10, durante patrulhamento na Avenida Taboão da Serra, a guarnição localizou o veículo e iniciou o acompanhamento.
Segundo os relatos, o condutor desobedeceu às ordens de parada e, durante a tentativa de fuga, teria sacado uma arma. Para conter a ameaça, um dos agentes efetuou um disparo. Mesmo ferido, o homem continuou em fuga até a Avenida Luís Antônio de Andrade Vieira, onde abandonou a moto e tentou escapar a pé. Durante a correria, ele deixou cair um revólver calibre .38, carregado com seis munições, e foi detido logo em seguida.

Com o suspeito, foram encontradas 13 alianças e dois colares, que haviam sido roubados de um casal em Perdizes, bairro da zona oeste de São Paulo, no mesmo dia. As vítimas reconheceram as joias por meio de vídeo chamada. A motocicleta usada na fuga apresentava indícios de adulteração, com numeração de motor e chassi incompatíveis e registro de furto.

Após a detenção, o ferido foi socorrido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e encaminhado ao Hospital Geral do Pirajussara, onde recebeu atendimento médico e foi liberado. Em seguida, foi conduzido à delegacia, onde permaneceu à disposição da Justiça.
Durante a investigação, foi constatado que o suspeito já possuía mandado de prisão em aberto por associação criminosa, expedido pela Justiça do Rio Grande do Sul.
Agentes ainda foram até a residência do indivíduo, onde, com autorização, realizaram vistoria e localizaram uma munição intacta de calibre .38. Um segundo motociclista, que acompanhava o suspeito durante a fuga, conseguiu escapar e está sendo procurado.
O caso foi registrado no 1º DP de Taboão da Serra, em boletim de ocorrência de natureza "Receptação (art.180); Roubo (art. 157) - Transeunte § 2ºB - Se a violência ou grave ameaça é exercida com emprego de arma de fogo de uso restrito ou proibido, aplica-se em dobro a pena prevista no caput deste artigo Excludentes de Ilicitude - CPB - Legítima defesa (art. 23, II) ; Adulteração de sinal identificador de veículo automotor (art. 311) § 2º; e Desobediência (art. 330).
A investigação prossegue e a Polícia Civil vai analisar imagens de câmeras de segurança e outros elementos para concluir o inquérito.



Comentários