Polícia Civil fecha laboratório clandestino de remédios para emagrecer
- Fau Barbosa
- 31 de jul.
- 2 min de leitura

A Polícia Civil de São Paulo fechou nesta quarta-feira (30), um laboratório clandestino de manipulação de medicamentos para emagrecimento. A operação foi realizada após denúncias anônimas levarem os agentes do 4º DP ao imóvel, localizado em um condomínio comercial no bairro Jardim, em Santo André, no ABC Paulista.
Segundo os investigadores, a empresa operava ilegalmente, importando substâncias para fabricar remédios sem autorização sanitária. Durante a ação, os policiais encontraram insumos usados em medicamentos para tratar diabetes, além de centenas de seringas, canetas aplicadoras de insulina, ampolas, frascos, tubos e outros itens. Também havia instruções de como manipular as substâncias e documentos com nome de clientes.
Nas embalagens, havia referência a uma distribuidora americana de produtos farmacêuticos — a única aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para fornecer medicamentos à base de tirzepatida, substância usada no tratamento de diabetes tipo 2. No entanto, a polícia suspeita que os produtos eram, na verdade, provenientes do Paraguai, o que levanta preocupações sobre a procedência e segurança dos insumos.
Além dos materiais farmacêuticos, os agentes apreenderam três notebooks e cinco celulares que serão analisados para aprofundar as investigações. Um dos responsáveis pela empresa, um homem de 69 anos, foi preso em flagrante por adulteração de produtos terapêuticos e medicinais. Ele permanece à disposição da Justiça.
As investigações seguem para identificar outros envolvidos no esquema, que pode ter ramificações em diferentes regiões do Estado. A Secretaria da Segurança Pública reforça que a manipulação e comercialização de medicamentos sem autorização representam risco à saúde pública e são crimes previstos em lei.
A população pode colaborar com denúncias anônimas por meio do Disque-Denúncia 181. O sigilo é garantido.



Comentários