Polícia realiza operação e desarticula esquema de tráfico internacional em várias cidades
- Fau Barbosa
- 23 de set.
- 2 min de leitura

Nesta terça-feira (23), a Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (FICCO/SP) deflagrou a Operação Vila do Conde para combater uma organização criminosa voltada ao tráfico internacional de drogas e à lavagem de dinheiro.

Estão sendo cumpridos 22 mandados de prisão preventiva e 40 mandados de busca e apreensão, expedidos pela 4ª Vara Federal de Belém, nos estados de São Paulo, Pará, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e Goiás.
Na capital paulista, pelo menos 11 mandados de busca são executados. A operação também ocorre nas cidades de Guarujá, Leme, Sorocaba, Embu das Artes, Praia Grande e Caieiras.
As investigações tiveram início após a apreensão de 458 kg de cocaína em 9 de fevereiro de 2021, no Porto de Vila do Conde, em Barcarena (PA). A droga estava escondida em meio a uma carga de quartzo e tinha como destino final o Porto de Rotterdam, na Holanda.
Com o avanço das apurações, foi possível identificar os membros da organização criminosa, além de toda a estrutura logística para escoar cocaína à Europa. O trabalho investigativo também revelou a utilização de empresas fictícias e investimentos em restaurantes e serviços diversos para lavar os recursos ilícitos.
A ação policial prevê ainda o sequestro e a indisponibilidade de bens, direitos e valores até o limite de R$ 291,5 milhões.


A operação conta com o apoio da Polícia Militar de São Paulo, que mobilizou 68 policiais do Comando de Policiamento de Choque — entre eles, integrantes do GATE e do COE —, além da Receita Federal.
A FICCO/SP é composta pela Polícia Federal, Secretaria de Segurança Pública de São Paulo (SSP/SP), Secretaria de Administração Penitenciária (SAP/SP) e Secretaria Nacional de Políticas Penais (SENAPPEN).
Com informações da Polícia Federal e da SSP/SP



























Comentários