Polícia Penal apreende drogas e celulares no retorno da “saidinha” em SP
- Fau Barbosa
- há 21 horas
- 2 min de leitura

A Polícia Penal do Estado de São Paulo realizou uma grande operação entre os dias 23 e 25 de junho com o objetivo de interceptar ilícitos que seriam recuperados por detentos beneficiados com a saída temporária, conhecida como “saidinha”. A ação, batizada de Operação Retorno Seguro, resultou na apreensão de 14 kg de maconha, 2,3 kg de cocaína, haxixe, crack, drogas sintéticas, celulares e anotações do crime organizado.
A operação ocorreu no entorno de presídios do regime semiaberto, onde foram feitas varreduras com o auxílio de cães farejadores e dezenas de policiais penais especializados.
Materiais apreendidos:
14 kg de maconha
2,3 kg de cocaína
43 g de haxixe
14 g de crack
28 comprimidos de drogas sintéticas
32 estimulantes sexuais
90 celulares
135 bilhetes com anotações criminais
Os materiais estavam escondidos nas áreas externas dos presídios e seriam resgatados por presos em regime semiaberto, geralmente durante atividades de trabalho ou retorno ao presídio.
“A operação reforça o compromisso da Polícia Penal com a Lei de Execução Penal e o enfrentamento ao crime organizado dentro e fora das unidades prisionais”, destacou a Secretaria da Administração Penitenciária (SAP).


Prevenção e combate ao crime no sistema prisional
A Operação Retorno Seguro foi realizada em estabelecimentos do regime semiaberto em todo o estado e reforça a vigilância da Polícia Penal no período pós-“saidinha”, considerada uma das janelas mais críticas para a entrada de entorpecentes e celulares no sistema penitenciário.
Todos os itens apreendidos foram encaminhados à perícia e aos procedimentos legais, e as investigações continuam para identificar responsáveis pelos materiais ilícitos.
Com ações como essa, o governo de São Paulo busca reforçar o controle sobre o sistema prisional, garantir a segurança das unidades e impedir a atuação de facções criminosas a partir de dentro dos presídios.
Comments