top of page

Polícia Penal apreende drogas e celulares no retorno da “saidinha” em SP

Polícia Penal apreende drogas e celulares no retorno da “saidinha” em SP
Operação Retorno Seguro intercepta mais de 14 kg de entorpecentes e 90 celulares escondidos ao redor de presídios do regime semiaberto (Divulgação: SAP)

A Polícia Penal do Estado de São Paulo realizou uma grande operação entre os dias 23 e 25 de junho com o objetivo de interceptar ilícitos que seriam recuperados por detentos beneficiados com a saída temporária, conhecida como “saidinha”. A ação, batizada de Operação Retorno Seguro, resultou na apreensão de 14 kg de maconha, 2,3 kg de cocaína, haxixe, crack, drogas sintéticas, celulares e anotações do crime organizado.


A operação ocorreu no entorno de presídios do regime semiaberto, onde foram feitas varreduras com o auxílio de cães farejadores e dezenas de policiais penais especializados.

Materiais apreendidos:

  • 14 kg de maconha

  • 2,3 kg de cocaína

  • 43 g de haxixe

  • 14 g de crack

  • 28 comprimidos de drogas sintéticas

  • 32 estimulantes sexuais

  • 90 celulares

  • 135 bilhetes com anotações criminais


Os materiais estavam escondidos nas áreas externas dos presídios e seriam resgatados por presos em regime semiaberto, geralmente durante atividades de trabalho ou retorno ao presídio.

“A operação reforça o compromisso da Polícia Penal com a Lei de Execução Penal e o enfrentamento ao crime organizado dentro e fora das unidades prisionais”, destacou a Secretaria da Administração Penitenciária (SAP).
Polícia Penal apreende drogas e celulares no retorno da “saidinha” em SP
Polícia Penal apreende drogas e celulares no retorno da “saidinha” em SP
Materiais apreendidos estavam escondidos nas áreas externas dos presídios e seriam resgatados por presos em regime semiaberto (Divulgação: SAP)

Prevenção e combate ao crime no sistema prisional

A Operação Retorno Seguro foi realizada em estabelecimentos do regime semiaberto em todo o estado e reforça a vigilância da Polícia Penal no período pós-“saidinha”, considerada uma das janelas mais críticas para a entrada de entorpecentes e celulares no sistema penitenciário.


Todos os itens apreendidos foram encaminhados à perícia e aos procedimentos legais, e as investigações continuam para identificar responsáveis pelos materiais ilícitos.


Com ações como essa, o governo de São Paulo busca reforçar o controle sobre o sistema prisional, garantir a segurança das unidades e impedir a atuação de facções criminosas a partir de dentro dos presídios.

Comments


Logo do Portal Viva Cotia

PORTAL VIVA COTIA - A NOTÍCIA MAIS COMPLETA DA REGIÃO

Os artigos, reportagens e comentários, não refletem necessariamente a opinião do Portal Viva e são de inteira responsabilidade de seus autores.

 

É proibida a reprodução, edição e publicação total ou parcial de todo o conteúdo do site, sem autorização expressa do Portal Viva. É proibida a reprodução das fotos e/ou imagens do site, em qualquer meio de comunicação, inclusive na Web, sem prévia consulta e aprovação, conforme lei nº 9.610 de 19/02/1998, que rege sobre o Direito Autoral e Direito de Uso da Imagem no Brasil.

NOS SIGA NAS REDES
  • email
  • Instagram
  • Facebook
  • Tópicos
  • X

Fotos© Portal Viva 2009-2025. Todos os direitos reservados.

© 2025 - Portal Viva Cotia

bottom of page