Reajuste dos pedágios em SP: o que é verdade e mentira sobre os novos valores
- Da Redação
- há 7 minutos
- 2 min de leitura

Mudança nas tarifas passa a valer em 1º de julho; entenda os critérios da Artesp e como o sistema Siga Fácil funciona (Divulgação: Governo de SP)
A partir do dia 1º de julho, as tarifas de pedágio de mais de 30 rodovias administradas por concessionárias no Estado passarão por reajustes. A revisão tarifária anual é coordenada pela Artesp (Agência de Transporte do Estado de São Paulo) e acompanha a inflação do período.
Para evitar desinformação, o Portal Viva traz o balanço do que é fato e o que é fake sobre as novas cobranças adotadas sob as diretrizes do Governo de São Paulo:
O que é VERDADE?
O reajuste acompanha a inflação:
O índice oficial de aumento para a grande maioria dos contratos antigos (firmados até 2017) é de 4,72%, baseado no IPCA acumulado entre junho de 2025 e maio de 2026. A única exceção temporária é a Rodovia dos Tamoios, que terá reajuste provisório de 5,08% até a consolidação dos dados de junho pelo IBGE.
Os novos pórticos eliminam as cancelas:
No sistema eletrônico Siga Fácil, instalado nas concessões mais recentes, o motorista não precisa parar. A cobrança é feita de forma automática por leitura de tag ou da placa do veículo.
Quem não tem tag pode circular livremente:
Motoristas sem o dispositivo eletrônico têm os veículos identificados pela placa e possuem o prazo de até 30 dias para quitar o valor da tarifa.
Existe um site centralizado para pagamentos:
Débitos de rodovias com pórticos eletrônicos podem ser consultados e pagos diretamente pelo portal oficial único do Governo de São Paulo (www.sigafacil.sp.gov.br) ou no site da concessionária responsável pela via.
O que é MENTIRA?
"Todos os pedágios vão subir no dia 1º de julho": MENTIRA.
O aumento nesta data atinge apenas os contratos das 1ª e 2ª fases do Programa Estadual de Concessões, além do Rodoanel Oeste, SPMAR e Entrevias (este com início em 6 de julho). Concessões mais recentes renovam as tarifas na data de aniversário de suas respectivas assinaturas.
"Os preços do sistema Siga Fácil também vão aumentar agora": MENTIRA.
Os pórticos de cobrança por trecho percorrido pertencem a contratos novos e não entram nesta rodada. Inclusive, em alguns pontos como na praça de Jaguariúna (Rota Mogiana), a tarifa vai cair pela metade, passando de R$ 17,60 para R$ 8,80.
"O reajuste é um imposto do Governo de SP para arrecadar mais": MENTIRA.
A correção é uma obrigação contratual anual prevista desde 1998 para recompor as perdas inflacionárias, sendo utilizada para garantir investimentos em obras, manutenção e segurança viária.