top of page

SP Mulher Segura: aplicativo gratuito ajuda vítimas de violência doméstica em SP

Atualizado: 19 de ago.

SP Mulher Segura: aplicativo gratuito ajuda vítimas de violência doméstica em SP
Ferramenta permite registrar boletins de ocorrência online e acionar botão do pânico em casos de emergência

O aplicativo SP Mulher Segura, do Governo de São Paulo, é uma ferramenta gratuita que facilita o pedido de ajuda e o acesso a serviços de proteção para vítimas de violência doméstica. Desenvolvido pela Secretaria de Segurança Pública, o app permite o registro de boletins de ocorrência (BO) 24 horas por dia e traz como diferencial o botão do pânico, disponível para mulheres com medidas protetivas que precisam de socorro imediato.


O chamado é registrado pela central da Polícia Militar, que envia uma viatura ao endereço geolocalizado. Em casos em que o agressor usa tornozeleira eletrônica, o sistema cruza os dados por georreferenciamento e aciona o Copom (Centro de Operações da Polícia Militar) se houver aproximação.


De janeiro a julho de 2025, foram registrados 67.990 pedidos de medidas protetivas no estado, alta de 22,3% em relação ao mesmo período de 2024.


Como funciona o app

Na página inicial, o SP Mulher Segura oferece três opções:

  • Registro de BO de violência doméstica contra a mulher

  • Rede de proteção

  • SOS – Botão do Pânico


O registro online do boletim evita que a vítima precise sair de casa, trazendo mais segurança. O documento é encaminhado diretamente para a Delegacia de Defesa da Mulher (DDM).

“A criação do aplicativo foi um grande avanço, porque a mulher passa a ter informações sobre os serviços públicos e pode acionar o botão do pânico em caso de risco imediato”, destaca Adriana Liporoni, delegada e coordenadora das DDMs.

A Polícia Militar conta ainda com a Cabine Lilás, serviço especializado de atendimento a mulheres, disponível na capital, Campinas, Sorocaba, Bauru, São José dos Campos e São José do Rio Preto.

Para acessar o app, é preciso fazer login com a conta gov.br, onde é verificada a existência de medida protetiva.


Além do botão de emergência, a plataforma reúne links úteis sobre acolhimento e serviços de apoio, como Defensoria Pública, Ministério Público e Secretaria de Políticas para a Mulher.


Atendimento na prática

Em junho, uma moradora de Jarinu, no interior paulista, foi ameaçada pelo ex-companheiro dentro de casa. Com a orientação de uma policial da Cabine Lilás, a vítima fez o download do SP Mulher Segura e conseguiu registrar o BO de forma remota, sem precisar se deslocar até uma delegacia.

“Primeiro é feito o boletim, depois se pede a medida protetiva. Com ela em vigor, a mulher pode se cadastrar no aplicativo e usar o botão do pânico”, explicou a policial.
SP Mulher Segura: aplicativo gratuito ajuda vítimas de violência doméstica em SP

Agosto Lilás e SP por Todas

A iniciativa integra a campanha Agosto Lilás, que reforça a conscientização pelo fim da violência contra a mulher, e o movimento SP por Todas, voltado à ampliação das políticas públicas de proteção, acolhimento e autonomia profissional e financeira.


Entre as ações estão a criação de novas salas da DDM 24 horas e o fortalecimento de canais de denúncia e proteção.


📲 O SP Mulher Segura está disponível gratuitamente para iOS e Android. Mais informações: www.spportodas.sp.gov.br.

Comentários


Logo do Portal Viva Cotia

PORTAL VIVA COTIA - A NOTÍCIA MAIS COMPLETA DA REGIÃO

Os artigos, reportagens e comentários, não refletem necessariamente a opinião do Portal Viva e são de inteira responsabilidade de seus autores.

 

É proibida a reprodução, edição e publicação total ou parcial de todo o conteúdo do site, sem autorização expressa do Portal Viva. É proibida a reprodução das fotos e/ou imagens do site, em qualquer meio de comunicação, inclusive na Web, sem prévia consulta e aprovação, conforme lei nº 9.610 de 19/02/1998, que rege sobre o Direito Autoral e Direito de Uso da Imagem no Brasil.

NOS SIGA NAS REDES
  • email
  • Instagram
  • Facebook
  • Tópicos
  • X

Fotos© Portal Viva 2009-2025. Todos os direitos reservados.

© 2025 - Portal Viva Cotia

bottom of page