SP realiza ‘Dia D’ contra a dengue neste sábado (8) com ações de prevenção em todo o estado
- Fau Barbosa
- há 3 horas
- 2 min de leitura

A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo (SES-SP) promove, neste sábado (8/11), o Dia D de Mobilização Estadual contra a Dengue, com ações conjuntas em todos os 645 municípios paulistas. O objetivo é reforçar as medidas de prevenção, eliminar criadouros do mosquito Aedes aegypti e conscientizar a população sobre os riscos da doença, que já soma mais de 3 milhões de casos e 1.102 óbitos em 2025.
A mobilização envolve equipes das vigilâncias epidemiológicas estadual e municipais, além de agentes de saúde e voluntários. De 10 a 14 de novembro, haverá também uma semana de intensificação das atividades educativas e de controle do vetor, com mutirões de limpeza, visitas domiciliares, palestras e distribuição de materiais informativos.
Segundo Tatiana Lang D’Agostini, diretora do Centro de Vigilância Epidemiológica (CVE), o combate à dengue exige “a união de todos” e deve ser permanente. “Eliminar criadouros é uma das ações mais eficazes para reduzir os casos da doença”, reforça.
Vacina
O Governo de São Paulo também aposta na inovação: o Instituto Butantan desenvolve a primeira vacina de dose única contra a dengue do mundo, a Butantan-DV.
O imunizante contra os quatro sorotipos de dengue teve seus dados de segurança e eficácia divulgados no New England Journal of Medicine, que mostraram 79,6% de eficácia geral para prevenir casos de dengue sintomática aos dois anos de acompanhamento. Resultados da fase 3 do ensaio clínico publicados na The Lancet Infectious Diseases mostraram, ainda, uma proteção de 89% contra dengue grave e dengue com sinais de alarme. O imunizante aguarda aprovação da Anvisa.
Para combater desinformações, o portal “Dengue 100 Dúvidas” reúne as perguntas mais frequentes sobre dengue, Zika e chikungunya, com orientações seguras e atualizadas. O acesso está disponível em www.dengue100duvidas.sp.gov.br.



Comentários