SP tem novo Secretário de Segurança: Osvaldo Nico Gonçalves assume pasta
- Fau Barbosa
- há 18 horas
- 2 min de leitura

Delegado com 40 anos de carreira substitui Guilherme Derrite que reassume seu mandato de deputado federal (Foto: Divulgação/Governo de SP)
O governo do Estado de São Paulo anunciou na sexta-feira (28) que o delegado Osvaldo Nico Gonçalves será o novo titular da Secretaria de Segurança Pública de São Paulo (SSP-SP). A nomeação ocorre em substituição a Guilherme Derrite, que deixará o cargo para reassumir seu mandato de deputado federal, em meio à relatoria do projeto de lei antifacção e articulações políticas visando futuras disputas eleitorais.
Nico, que já ocupava o posto de secretário-executivo da pasta, assume oficialmente a função nesta segunda-feira (1º). Formado em Direito, ele é especialista em Polícia Judiciária. Desde 2023, exerce funções estratégicas na SSP e será responsável por dar continuidade às políticas de combate ao crime organizado e de valorização das forças policiais.
Perfil
Formado em direito em 1989, Osvaldo Nico Gonçalves é professor concursado na Academia de Polícia Civil e especialista em Polícia Judiciária e Sistema de Justiça Criminal.
Nico ingressou na carreira policial como investigador de polícia, função para a qual foi habilitado em 1979. Até 1992, atuou como investigador em diversos departamentos da Polícia Civil, como DECAP, DHPP, DEIC, e GARRA.
Após concluir o curso de formação para delegado de polícia, em 1992, fundou o primeiro Grupo de Operações Especiais (GOE), da Polícia Civil, e foi o primeiro Delegado de Polícia Piloto do departamento.
Atuou na Delegacia de Polícia de Roubo a Bancos (DEIC) e, durante 12 anos, foi supervisor do Grupo Especial de Resgate (GER) no GARRA, comandando mais de 200 policiais civis. Criou o Grupo Anti-Bombas, direcionado a esclarecimentos de crimes de ameaças, atentados, roubos ou detonação de explosivos, e o Grupo de Motos, ambos no GARRA.
Em 2019, atuou como primeiro diretor do Departamento de Operações Policiais Especializadas (DOPE). Em abril de 2022, foi nomeado Delegado Geral de Polícia, cargo máximo da Policia Civil do Estado.
Desde janeiro de 2023, ocupava o cargo de secretário executivo na Secretaria Estadual da Segurança Pública.



Comentários