top of page

Suspeito de integrar "Tribunal do Crime" morre em confronto com o 5ºBAEP em Cotia

Suspeito de integrar "Tribunal do Crime" morre em confronto com o 5ºBAEP em Cotia

Indivíduo foi baleado após apontar arma contra policiais; no imóvel foram apreendidas uma pistola, uma espingarda e espadas tipo katana (Imagem: Arquivo/Portal Viva)


Uma operação do 5º Batalhão de Ações Especiais de Polícia (5ºBAEP) terminou em confronto e morte por volta das 18h45 desta segunda-feira (5), em Cotia.


A ação foi motivada por denúncia anônima que apontava que um indivíduo, integrante de um grupo criminoso denominado “Tribunal do Crime” no município de Cotia, estaria residindo em um apartamento localizado em um condomínio na Estrada do Padre Inácio. Junto com a denúncia, foi encaminhada fotografia na qual o suspeito aparecia empunhando arma de grosso calibre. Constava, ainda, da denúncia, que no local poderiam estar outros integrantes do referido grupo criminoso.


A Dinâmica da Ocorrência

Diante da gravidade das informações recebidas, diversas viaturas do 4º Pelotão de Ações Especiais do 5ºBAEP  foram empenhadas para o endereço indicado, onde cercaram o condomínio. Durante a incursão tática pelas escadarias de um dos blocos, os policiais se depararam com o homem armado, que estava acompanhado de sua companheira.


Ao notar a presença da guarnição, o indivíduo fez menção de apontar a arma contra os policiais. Para repelir a ameaça, a equipe efetuou disparos que atingiram o suspeito na região do tórax, abdómen e braço direito.


Foi acionado o resgate do Corpo de Bombeiros que socorreu o homem à UPA Atalaia, onde o indivíduo, de 33 anos, não resistiu aos ferimentos e veio a óbito. Segundo o boletim de ocorrência, a mulher que o acompanhava, de 37 anos, afirmou ter sido atingida de raspão ou por estilhaços, ressaltando tratar-se de lesão superficial, motivo pelo qual recusou encaminhamento para atendimento médico.


Arsenal Apreendido

Após o confronto, com a autorização da moradora, os policiais realizaram uma vistoria no apartamento do suspeito.


No local, foram aprendidos:

  • 1 Pistola calibre .380 (com numeração suprimida, encontrada com o suspeito);

  • 1 Espingarda calibre 12 (localizada sobre um guarda-roupas);

  • 4 Espadas tipo Katana (armas brancas ocultadas em um baú);

  • 10 munições íntegras calibre .380.


A ocorrência foi registrada no DP de Cotia em boletim de ocorrência de natureza:

  • "Excludentes de Ilicitude - CPB - Legítima defesa (art. 23, II);  

  • Homicídio (art. 121) Morte decorrente de intervenção policial (Res. SSP 05/2013) alterado pela Res 02/2015 do MJ/PF/CSP de 13/10/15 para Homicídio decorrente de oposição à intervenção Policial; e

  • Posse ou porte ilegal de arma de fogo de uso restrito (Art. 16) - L 10.826/03 - Estatuto do Desarmamento.


Todas as armas envolvidas — tanto as do suspeito quanto as dos policiais — foram apreendidas para perícia. Além disso, a PM informou que os policiais utilizavam câmeras corporais, cujas imagens foram preservadas e estão à disposição da Justiça para comprovar a legítima defesa durante a ação.


Atendeu a ocorrência a equipe do 4º PELOTÃO AEP, BAEP 45.


Comentários


Logo do Portal Viva Cotia

PORTAL VIVA COTIA - A NOTÍCIA MAIS COMPLETA DA REGIÃO

Os artigos, reportagens e comentários, não refletem necessariamente a opinião do Portal Viva e são de inteira responsabilidade de seus autores.

 

É proibida a reprodução, edição e publicação total ou parcial de todo o conteúdo do site, sem autorização expressa do Portal Viva. É proibida a reprodução das fotos e/ou imagens do site, em qualquer meio de comunicação, inclusive na Web, sem prévia consulta e aprovação, conforme lei nº 9.610 de 19/02/1998, que rege sobre o Direito Autoral e Direito de Uso da Imagem no Brasil.

NOS SIGA NAS REDES
  • email
  • Instagram
  • Facebook
  • Tópicos
  • X

Fotos© Portal Viva 2009-2026. Todos os direitos reservados.

© 2026 - Portal Viva Cotia

bottom of page