top of page

Taboão da Serra: Aberta a votação sobre a municipalização da BR-116; veja como participar

Taboão da Serra: Aberta a votação sobre a municipalização da BR-116; veja como participar
O formulário disponível cobre pontos importantes no que diz respeito à manutenção do trecho que atravessa a cidade (Divulgação: Ricardo Vaz/SECOM)

Como resultado da primeira Audiência Pública promovida pela Prefeitura de Taboão da Serra para discutir a municipalização do trecho da antiga BR-116, atual Av. Aprígio Bezerra da Silva, foi aberto um questionário de consulta pública sobre as movimentações futuras sobre a via.


A pesquisa está disponível em https://municipalizacao.ts.sp.gov.br/ e permite que os munícipes que

não puderam participar da audiência também expressem suas opiniões sobre os próximos passos referentes a municipalização do trecho taboanense da antiga rodovia.

 

Para participar, é necessário ser morador de Taboão da Serra e fornecer os seguintes dados: nome, CPF, endereço completo e o título de eleitor com a zona eleitoral e sessão.

 

É importante evidenciar também que os dados fornecidos para a votação são tratados conforme a Lei n.º 13.709/2018 (LGPD) e processados de forma segura. A exigência se dá para garantir que as opiniões registradas sejam de moradores, assim, é permitido somente uma votação por CPF.

 

As perguntas podem ser respondidas somente com sim ou não e cobrem tópicos importantes a serem considerados em relação às decisões futuras no que diz respeito a avenida.


A primeira questão levantada é referente a municipalização que já aconteceu e se o votante é ou não a favor da decisão. A segunda pergunta do questionário diz respeito a opinião do munícipe a respeito da possível devolução do trecho para o governo federal. Em seguida, é perguntado, caso seja devolvida para a administração federal, se a permanência dos semáforos é interessante para a população. Então, é perguntado se, na opinião do munícipe, a municipalização representa uma melhora na mobilidade e segurança de Taboão da Serra.

Taboão da Serra: Aberta a votação sobre a municipalização da BR-116; veja como participar
Além de votar sobre a municipalizaçao da antiga BR-116 o morador de Taboão também pode decidir pela permanência ou não dos semafóros na rodovia (Divulgação: Ricardo Va/SECOM)

Em seguida, é apresentado cada um dos semáforos ativos e se a permanência deles é ou não importante para transitar dentro de Taboão da Serra. A pesquisa encerra com a apresentação de três opções de nomes para batizar a avenida, caso esta tenha seu nome alterado.

“Nosso prefeito, Engenheiro Daniel, trouxe da campanha o compromisso e o desejo de retornar a BR ao governo federal. Mas, que essa decisão final precisa passar pela opinião de cada cidadão de Taboão da Serra. Por isso é importante que a população participe do questionário e dê suas opiniões sobre a municipalização”, pontuou o secretário de Trânsito, Transportes e Mobilidade Urbana, Marcos Paulo de Oliveira.

 

Para entender melhor os estudos e soluções apresentadas na audiência, acesse o projeto em https://cloud.ts.sp.gov.br/index.php/s/8K4WkEe2d7ETbdA. 


Até o momento, a consulta pública já registrou 2920 votos sendo 1554 a favor da municipalização e 1366 contra. Não deixem de contribuir com o futuro da mobilidade do município.


Comentários


Logo do Portal Viva Cotia

PORTAL VIVA COTIA - A NOTÍCIA MAIS COMPLETA DA REGIÃO

Os artigos, reportagens e comentários, não refletem necessariamente a opinião do Portal Viva e são de inteira responsabilidade de seus autores.

 

É proibida a reprodução, edição e publicação total ou parcial de todo o conteúdo do site, sem autorização expressa do Portal Viva. É proibida a reprodução das fotos e/ou imagens do site, em qualquer meio de comunicação, inclusive na Web, sem prévia consulta e aprovação, conforme lei nº 9.610 de 19/02/1998, que rege sobre o Direito Autoral e Direito de Uso da Imagem no Brasil.

NOS SIGA NAS REDES
  • email
  • Instagram
  • Facebook
  • Tópicos
  • X

Fotos© Portal Viva 2009-2025. Todos os direitos reservados.

© 2025 - Portal Viva Cotia

bottom of page