top of page

Comerciantes da Granja Viana se unem para pedir o fim do teste de mobilidade


Um comitê formado para representar o segmento se reuniu com o poder público para expor o impacto negativo que a mudança trouxe para os negócios da região.

Desde o dia 20 de março de 2023, o bairro da Granja Viana passa por um teste de mobilidade, mais precisamente na Rua José Felix de Oliveira e na avenida São Camilo, de acordo com todas as informações já divulgadas pela prefeitura do município de Cotia. Com a mudança proposta no teste, as duas importantes vias do bairro passaram a ser mão única. O reflexo no padrão de consumo para o comércio local foi imediato e com quedas significativas nas vendas, muitos perderam estoques de perecíveis e, isto impactou diretamente no faturamento de todos.

Diante deste cenário, os comerciantes se organizaram para trocar informações sobre este impacto, por meio de um grupo criado em um aplicativo de mensagens. E neste movimento decidiram abrir um canal de comunicação com a prefeitura e as secretarias diretamente envolvidas, para expor o quanto o teste impactou negativamente nos negócios e como este cenário gerou um impacto econômico e social ruim para região. Afinal, quedas significativas de faturamento, inviabilizam as operações, geram demissões, provocam fechamento de comércios, impedem a abertura de novos, diminuem a arrecadação do município e barram o desenvolvimento local.


Deste grupo, foi criado um comitê formado por 11 empreendedores e empresários para representar o segmento junto ao poder público. O comitê foi recebido pelo secretário de Indústria e Comércio, Sr. Fernando Jão, que deu voz a todos os presentes e expôs o objetivo com o teste, bem com deixou claro, que o governo atual opta por uma gestão transparente e abriu prontamente este canal de comunicação. O encontro ocorreu na última terça-feira, às 17h, na Granja Viana e contou também com a participação do secretário de Mobilidade e Transportes, Sr. Joaquim Brechó. Durante o encontro, os representantes do comércio apontaram 30% de queda do faturamento desde o início da operação e alguns chegaram a 60%. Os dados foram apresentados pelos gestores presentes e foram baseados em informações de cada negócio. Com a reunião, a secretaria de Indústria e Comércio considerou oficial o posicionamento dos comerciantes com relação ao teste e o comitê se comprometeu em levantar o maior número de dados possíveis, para que a análise geral seja baseada em números concretos.

Para Nilo Valverde, proprietário da Sodiê Doces este foi um passo importante para o comércio e para o bairro, pois ficou claro que o poder público precisa entender e analisar o impacto negativo que testes geraram para os negócios. Por outro lado, abre um importante canal de relacionamento. “A reunião foi muito produtiva, pois deixamos claro a necessidade de parar o teste de forma imediata, pois a maioria dos empreendedores não tem fôlego financeiro para manter seus negócios de forma sustentável. E acreditamos que o poder público vai entender e acatar nosso pedido”, afirma o empresário.

O comitê preparou um formulário para que os lojistas, empreendedores, donos de consultórios, salão de beleza, centros comerciais, pequenos negócios, entre outros do segmento possam inserir os dados sobre a queda, que serão compilados e enviados ao secretário Fernando Jão, até o final desta quarta-feira, 29 de março de 2023.

É importante ressaltar que o problema de mobilidade na Granja Viana e na rodovia Raposo Tavares impacta todas as pessoas que moram, trabalham, estudam ou precisam transitar pela região. No entanto, é preciso buscar soluções que gerem o menor impacto possível, pois sabemos que mudanças causam desgastes, mas não podem impactar de forma negativa o dia a dia da cidade. O link exclusivo para os comerciantes preencherem o formulário:


Formam o comitê comerciantes da rua José Félix de Oliveira e Avenida São Camilo:

Alicio Del Nero – A Mesa ; André Gusmão - Rokkon Gastronomia Japonesa; Ângela Serrano - Pátio Viana I e II; Cícera Fernandes de Souza - Drogaria São Paulo; Fabio Almeida - Centro Comercial Best Center; João Carlos de Barros - Portal da Granja; João Paulo de Santana - Posto Shell; Juvenir Santos - padaria Gran Viana; Marcia Lima - Assessoria de Comunicação Rokkon e Portal Granja; Nilo - Sodiê Doces; Ricardo Freire – Centro Comercial Best Center.


Fotos: Fau Barbosa

3.035 visualizações

Comments


bottom of page