top of page

Cotia ganha o primeiro mural artístico em empena produzido por uma artista indígena


A ação faz parte do Festival Paredes Vivas, que convida a artista e liderança indígena Tamikuã Txihi para produzir graffiti gigante, com o objetivo de chamar a atenção para a pauta socioambiental

 

De 10 a 19 de dezembro, Cotia recebe o Festival Paredes Vivas, projeto que utiliza a arte urbana como ferramenta de conscientização ambiental e social. Com patrocínio da produtora de aço Gerdau, a iniciativa convida a artista e liderança indígena Tamikuã Txihi para pintar um grande mural de graffiti na empena (parede lateral) em edifício, localizado na Rua Dez de Janeiro, 130.

“Enxergo a arte como instrumento de luta e defesa dos corpos, territórios e conhecimento dos povos originários. E é exatamente isso que trago para o mural em empena, a ser realizado em Cotia: faço um retrato da arte indígena, que representa as estéticas e a compreensão das formas e cosmovisão da filosofia indígena”, explica Tamikuã Txihi.

E por acreditar que um dos pilares para o enfrentamento da emergência ambiental e social é uma sociedade consciente, articulada e engajada, o Festival vai além e disponibiliza uma série de cinco vídeo-aulas sobre a temática ambiental e arte urbana, com acesso gratuito e livre para toda a comunidade escolar. Professores e alunos poderão baixar os vídeos educativos no site do festival, pelo link: www.festivalparedesvivas.com.br

“A nossa proposta é unir arte à consciência, educação à sustentabilidade. Fazemos isso de três formas: (1) valorizando a cultura local, (2) transformando as paredes que dividem pessoas e espaços em janelas para um mundo mais colorido, sustentável e justo, e (3) levando toda essa reflexão para dentro da sala de aula. Essa é nossa forma de chamar a atenção das pessoas ao problema, convidá-las à reflexão e capacitá-las para repensar e potencializar suas ações e hábitos”, explica Pedro Frazão, artista visual e coordenador do projeto.

A Gerdau é uma das patrocinadoras este ano e, além de apoiar o projeto no município de Cotia, incentivará a próxima ação do Festival que ocorrerá em São Paulo ainda este ano. “Esta é a primeira vez que a Gerdau patrocina o Festival Paredes Vivas. Acreditamos que arte, cultura e educação criam conexões e promovem a reflexão a partir de um mundo mais colorido e sustentável. Transformar ideias em arte nas ruas é uma maneira de impactar pessoas de forma positiva e orgânica”, comenta Paulo Boneff, líder de responsabilidade social da Gerdau.

Além de Cotia, o Festival Paredes Vivas já esteve em Piracicaba e Jundiaí e percorre, até dezembro, a capital paulista.

O projeto é uma iniciativa da produtora Parede Viva, e conta com o patrocínio da Gerdau, firmado por meio do Governo do Estado de São Paulo, Secretaria de Cultura e Economia Criativa, Lei Estadual de Incentivo à Cultura – ProAC.

Serviço:

Festival Paredes Vivas em Cotia

Mural Tamikuã Txihi (@tamikuatxihi_oficial)
 Rua Dez de Janeiro, 130

Cotia - SP

270 visualizações
bottom of page