top of page

Cotia: Policial Militar aposentado reage a assalto e mata um dos ladrões


O outro está internado em estado grave.


Fau Barbosa

Eram 20h desta sexta-feira, 24, quando policiais militares foram chamados para averiguar um roubo e disparos de arma de fogo que teriam acabado de ocorrer na Rua Israel, em Cotia.


Chegando ao local encontraram dois indivíduos caídos ao solo e uma motocicleta vermelha de alta cilindrada caída na calçada, ao lado dos dois.


No local também estava a vítima do roubo, um policial militar de 62 anos aposentado. Ele informou que aqueles dois indivíduos, empunhando uma arma de fogo haviam acabado de roubar sua motocicleta BMW. A vítima contou que no momento da abordagem estava acompanhado de sua esposa e que temendo ser identificado como policial militar, reagiu à ação dos ladrões, efetuando cinco disparos em sua direção. Os dois teriam conseguido se apoderar da motocicleta e descido na contra mão de direção.


Em seguida populares o teriam avisado que os ladrões haviam caído com a motocicleta alguns metros a frente, e foi até o local.



Foi solicitado o resgate do Corpo de Bombeiros, que socorreu os indivíduos ao Hospital de Cotia. Um morreu e o outro estava em estado grave. O indivíduo morto faria 18 anos nos próximos dias. Ele foi alvejado por dois disparos, um na região da face e outro nas costas. O outro indivíduo, de 17 anos estaria em estado crítico após ser atingido por um único disparo na região da cabeça. Ele permaneceu internado, em estado grave, sob a escolta de policiais militares.


Quando os policiais chegaram, o local estava repleto de populares. Segundo a vítima, em determinado momento uma Kombi branca teria se aproximado do local onde os ladrões estavam caídos e um indivíduo teria descido e se apoderado de um objeto similar a uma arma de fogo e deixado o local. Junto aos dois bandidos foi encontrado um carregador de simulacro de arma.


A Autoridade Policial foi informada e foi até o local, que ficou preservado para perícia.



O roubo

A vítima contou à Polícia que tinha ido buscar sua esposa na Avenida Nossa Senhora de Fátima e que ao estacionar sua moto já percebeu que estava sendo observado por dois indivíduos. O Policial orientou que sua esposa esperasse ele manobrar para só então subir na motocicleta para que pudessem sair rapidamente do local. Alguns metros adiante o casal parou em um semáforo vermelho em frente à Escola Estadual Batista Cepelos. Enquanto esperavam o sinal abrir foram abordados por dois indivíduos e, um deles portando uma arma de fogo anunciou o assalto. O outro abordou a esposa, arrancando-a à força da motocicleta.


O ladrão que abordou o policial passou a chacoalhá-lo para derrubá-lo da moto, dizendo: "perdeu, perdeu". A vítima colocou as mãos para cima, se rendendo e saiu da motocicleta. Os ladrões então pegaram a moto e a vítima temendo ser morto caso descobrissem que ele era policial optou por reagir sacando o revólver que trazia consigo e efetuando cinco disparos em direção aos ladrões, não sabendo dizer quantos os haviam atingido.


Os bandidos ainda conseguiram subir na moto e fugiram do local, descendo pela contra mão na rua Israel. Alguns instantes depois um indivíduo em um veículo passou por ele e perguntou sobre o ocorrido. Ao saber que este era vítima de roubo, o indivíduo contou que havia acabado de presenciar dois homens caírem de uma motocicleta a aproximadamente 50 metros de distância do local do roubo. A vítima foi para o local, onde acionou o 190.

A Polícia Civil realizou diligências a procura de eventuais imagens de câmeras de monitoramento que possam ter captado a ação e também no sentido de localizar a arma utilizada no roubo.


O caso foi registrado no DP de Cotia, em boletim de natureza "Roubo (art. 157) - Veículo § 2º, II - há concurso de duas ou mais pessoas; Homicídio (art. 121); e Excludentes de Ilicitude - CPB - Legítima defesa (art. 23, II)".


Atualização às 12h50: Ladrão que estava internado veio a óbito.

529 visualizações
bottom of page