Cotia realiza campanha na Semana Nacional do Trânsito


No trânsito, sua responsabilidade salva vidas!

Entre os dias 18 e 23 de setembro acontece a Semana Nacional de Trânsito em todo país. A Prefeitura de Cotia, por meio da SETRAM (Secretaria de Transportes e Mobilidade) E por conta do covid-19, fará uma campanha totalmente virtual. Quem circula pela cidade de Cotia vai visualizar alguns telões divulgando a campanha.

O objetivo da Semana Nacional de Trânsito é incentivar junto à sociedade um trânsito mais seguro. Instituída pelo CTB (Código de Trânsito Brasileiro) em 1997, a campanha promove, por meio da conscientização de condutores, ciclistas e pedestres, um trânsito mais seguro.

A Secretaria de Transportes e Mobilidade do município de Cotia disponibilizou o levantamento das notificações de trânsito aplicada nos últimos 12 meses, no período de 01/09/2020 à 08/09/2021.

As notificações aplicadas no trânsito são as mais variadas, porém a Secretaria elencou as infrações que mais comprometem a segurança de condutores e pedestres.

Nos últimos dozes meses a Secretaria aplicou 10.240 penalidades de trânsito, porém cerca de 3.200 dessas penalidades estão relacionadas à segurança direta dos usuários da via.

O número apresentado de certa forma assusta, mas a aplicação da infração de trânsito nunca foi o objetivo principal da SETRAM e sim a educação no trânsito. "A cada auto de infração lavrado, acreditamos ser evitado um acidente que pode causar uma morte no trânsito", diz o agente Reinaldo.

Dentre as 10.240 autuações aplicadas cerca de 3.200 estão relacionadas em preservar a segurança viária nas vias do município.

São elas:

- deixar condutor de usar o cinto de segurança

- deixar passageiro de usar o cinto de segurança

- dirigir sem atenção e os cuidados indispensáveis a segurança

- estacionar sobre faixa destinada a pedestres

- transitar com o veículo em calçadas e/ou passeios

- conduzir motocicleta e/ou motoneta sem capacete de segurança

- e deixar de dar preferência a pedestre portador de deficiência física/criança/idoso/gestante, entre outras.

A Secretaria de Transportes e Mobilidade de Cotia, por meio de campanhas e do DECRETO Nº 8272, DE 6 DE FEVEREIRO DE 2017 (que institui o programa permanente de educação para o trânsito), acredita que a educação dos condutores através de campanhas como essa, seja uma das soluções para redução da mortalidade no trânsito.

No Trânsito, sua responsabilidade pode salvar vidas!

42 visualizações