top of page

Dengue: Forças-tarefas mobilizam Cotia e Itapevi no combate ao mosquito Aedes aegypti

Ações importantes visam o controle da proliferação do mosquito e o combate às doenças que ele transmite


Fau Barbosa

Ações importantes no controle da proliferação do mosquito Aedes aegypti e no combate à dengue, zika e chikungunya estão sendo desencadeadas pelas Prefeituras de Cotia e Itapevi.


Cotia

Dezenas de pessoas uniformizadas e paramentadas lotaram a Praça da Matriz na manhã desta quinta-feira (7/03). Mais de cem pessoas, quatro caminhões e cinco veículos picapes, além de dois ônibus, integram a megaoperação da Prefeitura de Cotia no combate ao mosquito transmissor da dengue e de outras doenças.


Segundo a coordenadora da Vigilância Ambiental, Páscoa Bichiato, o cronograma de bloqueio e nebulização é feito de acordo com normas técnicas preconizadas e definidas pelo Ministério da Saúde e leva em conta o cenário de casos naquela região. "A missão é árdua: acabar com criadouros do mosquito, eliminar o mosquito adulto e evitar que a doença seja espalhada”, destacou.

Os colaboradores que reforçam as ações contra o Aedes aegypti passaram por uma capacitação oferecida pelo Departamento de Vigilância em Saúde da Divisão de Vigilância Ambiental. A sensibilização teve como objetivo ensinar sobre as características do mosquito, seu ciclo de vida, formas de combate e passar as orientações que devem ser dadas aos moradores durante as ações nos bairros.

 

A programação das equipes será coordenada pela Vigilância Ambiental, que já realiza o trabalho de visita de casa em casa fazendo vistoria, levando orientações, mapeando e eliminando focos do mosquito, além de conscientizar a população.

 

A Secretaria de Obras e Infraestrutura Urbana reforça a ação com caminhões e colaboradores que farão o recolhimento de objetos descartados de forma irregular e que servem como criadouro do mosquito.

 

Itapevi

A Prefeitura de Itapevi realizará no próximo sábado, 9, o 5º Mutirão “Todos contra o Aedes”, no Parque Wey*. Agentes de saúde e de limpeza vão percorrer 14 ruas do bairro para combater o mosquito que transmite a dengue, zika e chikungunya.


O trabalho de combate ao mosquito acontecerá das 8h às 14h, período em que os agentes de saúde vão percorrer 14 ruas do bairro. Os profissionais vão entrar nas residências na tentativa de coibir a proliferação do mosquito causador dessas doenças.

Mutirão

Equipes de limpeza vão atuar na iniciativa com o caminhão Cata-Bagulho, que recolherá móveis velhos sem uso e que podem acumular água parada.


O mutirão visa eliminar locais com poças d’água que são os principais criadouros do mosquito. A Prefeitura organizará um total de 13 mutirões até maio próximo. O período corresponde ao que registra a maior incidência de casos. Os agentes farão essa ação sempre aos sábados em um bairro escolhido em dias sem chuvas.


A administração municipal pede auxílio da população para intensificar esse combate contra o mosquito. A permissão da população para que os agentes entrem nas residências é de extrema importância para obter as orientações necessárias e possibilitar vistorias para eliminar criadouros do vetor.


Além do mutirão, o trabalho também é promovido ao longo da semana com o bloqueio de casos constatados como positivos na cidade. Técnicos também eliminam os focos do mosquito mapeados em Itapevi.




 


40 visualizações

Hozzászólások


bottom of page