Municípios da região também antecipam feriados

(Atualizado às 17h02)

Prefeitos da região decidiram pela medida como forma de tentar conter o avanço do Coronavírus.

Por Fau Barbosa

Algumas cidades da região já se manifestaram sobre a antecipação de feriados na próxima semana. A ideia é formar um cinturão regional de proteção para reduzir a circulação de pessoas.


Confira as cidades que vão antecipar feriados


*Vargem Grande Paulista anuncia medidas mais restritivas nos finais de semana e antecipa feriados

Os próximos finais de semana, 27 e 28 de março e 3 e 4 de abril, serão com mais restrições em Vargem Grande Paulista. Nesses dias, poderão funcionar somente: farmácias, postos de combustíveis, Unidades de Saúde e transporte público com restrições. De acordo com o Decreto Municipal no 364/21, os demais serviços poderão atender exclusivamente por delivery, como: supermercados/mercados, açougues, padarias, mercearias, casa de ração e restaurantes. Também está proibido drive thru (retirada no local), assim como a feira livre que é realizada aos sábados de manhã.

Para que a população possa se programar com calma, o horário de atendimento dos supermercados foi estendido para as 22h, de segunda a sexta-feira. Essas medidas visam aumentar o isolamento social e diminuir a transmissão da Covid-19

Foram antecipados os feriados municipais de Corpus Christi e Aniversário da Cidade, para os dias 29, 30 e 31 de março e 1o de abril.

O atendimento presencial nas agências bancárias e casas lotéricas de Vargem Grande Paulista também estará proibido entre os dias 29 de março a 2 de abril. Neste período, os serviços bancários funcionarão normalmente de forma digital pelo celular, pela internet e em caixas eletrônicos.

* Carapicuíba altera feriados municipais para conter avanço do coronavírus. Com objetivo de diminuir a circulação de pessoas e conter o avanço do coronavírus, a Prefeitura de Carapicuíba altera feriados municipais. Com a mudança, o feriado de emancipação do município passa de sexta-feira (26) para segunda-feira (29). Além disso, também será feriado nos dias 30 (terça-feira) e 31 de março (quarta-feira). É importante lembrar que 1º de abril continua sendo ponto facultativo e 2 de abril é feriado nacional da Paixão de Cristo. Com as mudanças, sexta-feira (26), data do aniversário da cidade passa a ser dia útil.

* Embu das Artes antecipou cinco feriados municipais, por meio do Decreto nº 2167, de 19 de março de 2021. Ao longo desses 10 dias, 26 de março a 4 de abril, funcionarão apenas serviços essenciais, como pronto-socorros, Guarda Civil Municipal (GCM), serviço funerário e SAMU.

As feiras livres também vão funcionar. A Feira de Artes e Artesanato continua suspensa.

Segundo a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), não haverá atendimento presencial nas agências bancárias. O atendimento será de forma digital, via celular, internet e caixas eletrônicos.

* Barueri vai antecipar três feriados municipais. Ficam antecipados para os dias 29, 30 e 31 de março os feriados de São João Batista (24 de junho) e o Dia da Consciência Negra (20 de novembro) de 2021 e de 2022.

A quinta-feira santa (dia 1º de abril) permanece como ponto facultativo. Com isso, não haverá atividade profissional na cidade de 29/03 a 04/04, já que os feriados antecipados se juntam ao feriado de 2 de abril (sexta-feira santa).


* Osasco também vai antecipar três feriados para os dias 29, 30 e 31/3. Os feriados são13/6/2021, Dia de Santo Antonio; 19 e 20/2/2022 (aniversário de Osasco).

Nos dias 1º e 2 de abril, respectivamente, são sem alteração pois são quinta-feira santa (ponto facultativo) e sexta-feira santa (feriado).


* Itapevi antecipa três feriados para tentar melhorar os índices de isolamento social no município por conta do aumento de pessoas contaminadas pela Covid-19. A medida vale para a próxima semana, de 29 de março a 2 de abril.

Na prática, será feriado na segunda (29); terça (30) e quarta-feira (31). Na quinta (1º), foi decretado ponto facultativo. Já, o dia 2, feriado de Sexta-feira da Paixão fica inalterado.

Segundo o decreto 5.617/21 publicado no Diário Oficial do município desta quinta-feira (25), serão antecipados os feriados municipais do Padroeiro da Cidade (28/10) São Judas Tadeu, Dia da Consciência Negra (20/11) - ambos de 2021 - e também o dia 28 de outubro de 2022.

Os feriados antecipados pelo decreto não são válidos para empresas e indústrias dos ramos farmacêutico, alimentício e logística situados em Itapevi.

Serviços Públicos - Os serviços emergenciais de saúde e segurança funcionam normalmente. Consultas e atendimentos nas unidades básicas de saúde estarão suspensos e serão reagendados após a semana de feriado. A coleta de lixo será feita normalmente.


* Jandira também antecipará os feriados municipais de Corpus Christi, consciência negra e do aniversário de emancipação político-administrativa do município de Jandira, bem como, concede ponto facultativo para a próxima sexta-feira.

Obs: Até o final da matéria, alguns municípios que não aparecem aqui, não haviam se manifestado. Assim que isso acontecer, vamos atualizar.

333 visualizações