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VGP: Audiência Pública discutiu Projeto Nova Raposo

Mas afinal, qual é a proposta do projeto da Artesp? Por que Cotia não terá audiência pública? Conheça o projeto na matéria.


Na última quarta-feira, 03 de abril, aconteceu a segunda audiência pública na região, promovida pela Artesp - Agência de Transporte do Estado de São Paulo. O objetivo foi colher sugestões e contribuições para o projeto de concessão do novo trecho da Nova Raposo. As sessões foram realizadas no auditório no Departamento de Estradas de Rodagem do Estado de São Paulo (DER), em São Paulo (28 de março) e na Câmara Municipal de Vargem Grande Paulista (03 de abril).


O projeto da Nova Raposo faz parte dos 1.800 km de rodovias qualificadas no Programa de Parcerias de Investimentos do Estado de São Paulo (PPI-SP), em fevereiro de 2023. O PPI-SP visa atrair investimentos privados, com o objetivo de melhorar a prestação dos serviços públicos à população, ampliando as oportunidades de negócios, emprego, desenvolvimento socioeconômico, tecnológico, ambiental e industrial em São Paulo.


Detalhe: A cidade de Cotia, a mais impactada do projeto, não terá audiências públicas.

Participação Popular

Poucas pessoas participaram da reunião, que aconteceu das 9h às 14h. Foi feita a apresentação técnica dos dados do Projeto, que incluem pedagiamento da rodovia na região da Granja Viana. 


Entre as sugestões coletadas estão a implantação de iluminação em trechos urbanos, obras de arte, duplicação, terceira faixa, corredor de ônibus, vias marginais, entre outros pleitos relacionados à segurança e mobilidade da população local.


Todas as contribuições serão analisadas pela ARTESP, em conjunto com a Secretaria de Parceria em Investimento (SPI), para análise e verificação de implementação ao projeto.

“Estamos apresentando a Nova Raposo à população para receber contribuições, entender as necessidades de cada município e construir um projeto ainda melhor. A consulta e a audiência nos ajudam a manter o Programa de Concessões como referência e trazendo desenvolvimento econômico por onde passa”, destaca Milton Persoli, diretor-geral da ARTESP. 


Opiniões

Alguns leitores falaram sobre a audiência à reportagem do Portal Viva. Outros moradores fizeram considerações importantes em grupos nas redes sociais.


  • "A sensação que estamos tendo é que poucos políticos de Cotia estão preocupados com isso", disse uma moradora da Granja Viana. Segundo ela, os únicos presentes à reunião foram o vereador Sergio Folha e o Secretário de Habitação, Onofre Ferreira. "Ninguém falou das observações, do que precisava ser feito na região. Se não cuidar, vamos virar uma Vargem Grande Paulista, dividida pela rodovia", destacou.

  • "Estamos bem preocupados com as alças de acesso porque só vai funcionar se tiverem várias. Senão vai ficar pior do que já está", relatou outro munícipe presente.

  • A Raposo está igual a artéria do coração entupida, as pessoas estão perdendo muito em qualidade de vida e o tempo é algo precioso.

  • "O projeto vai liberar a Raposo como via expressa para ir para São Paulo, mas 70% do fluxo, que é interno entre a Granja Viana, vai ser de pessoas que vão pagar pedágio para levar filho na escola, que é o que acontece em São Roque", disse uma empresária da Granja.

  • "A gente vai pagar pedágio pra levar criança na escola, ir na padaria ou sair pra jantar?Pedágios para ficar parado? Tem trecho da Raposo que não tem dia e nem hora para ter trânsito", disse um empreendedor.

  • "É tudo pelo dinheiro. Sou do tempo que o saudoso governador Mario Covas falou que o Rodoanel não teria pedágio. Uma hora eles sempre chegam", ressaltou.


Lote Nova Raposo

A concessão inclui quatro rodovias:

  • Rodovia Raposo Tavares (SP-270),

  • Rodovia Castello Branco (SP-280),

  • Rodovia Prefeito Livio Tagliassachi (SPA 053/280) e

  • Rodovia Coronel PM Nelson Tranchesi (SP-029) e também o trecho municipal entre os municípios de Cotia e Embu das Artes, paralelo ao Rodoanel Oeste. 

Segundo a Artesp, o projeto vai beneficiar 14 municípios da região e prevê investimentos para duplicação de 27,7 km, implantação de 146,6 km de faixas adicionais, 48,3 km de vias marginais; 24 novos dispositivos, adequação de 41 novas obras de artes especiais; 38 novas passarelas e 73 pontos de ônibus.


O projeto

O projeto prevê melhorias em dispositivos de acesso e retorno, entre outras obras de infraestrutura viária, além de serviços como atendimento por equipes de socorro mecânico, guincho, primeiros socorros e monitoramento das rodovias por sistemas de câmeras. Esses investimentos devem gerar mais de 8,5 mil empregos, entre diretos e indiretos.


Pedágios

A rodovia também contará com o sistema automático livre, pagamento da tarifa de maneira 100% automática (sistema free flow), que permite uma cobrança mais justa em relação ao trecho percorrido.

Estão previstos pedágios nos seguintes pontos da rodovia, em Cotia:

  • Km 11,8

  • Km 15,1

  • Km 19,8

  • Km 24,7

  • Km 29,0

  • Km 39,1


As vias atualmente sob concessão da ViaOeste terão as praças de pedágios convertidas em pórticos (Free Flow - que fazem a leitura da placa ou de um chip nos veículos), o que permitirá uma redução em torno de 20% na tarifa quilométrica atual, além de diminuir o tempo de viagem e a emissão de dióxido de carbono.


Conheça o projeto:











Consulta Pública

A consulta pública estará disponível na página oficial da ARTESP, até às 18h do dia 16 de abril. Os interessados em participar devem enviar as contribuições por meio do formulário disponibilizado no site, nos formatos Excel e PDF, para o endereço eletrônico novasconcessoes@artesp.sp.gov.br, identificando o assunto do e-mail como “Contribuições Consulta Pública 03/2024”.


Serão apreciadas apenas as contribuições que contenham identificação do participante e contato (e-mail e telefone), que estejam devidamente inseridas no formulário.

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