Bixiga: Rede Social do Centro realiza evento gratuito em homenagem ao Dia das Mães
- Fau Barbosa
- há 10 horas
- 4 min de leitura

Nem toda mãe é lembrada com flores e afeto. Pensando naquelas que muitas vezes são esquecidas, maltratadas ou abandonadas justamente quando mais precisam de cuidado, a Rede Social do Centro em parceria com organizações públicas, sociais e comunitárias, promove neste sábado, dia 10 de maio, o Dia das Mães no Bixiga, das 10h às 15h.
O evento será realizado na Arena Bela Vista, e tem como propósito celebrar, acolher, orientar e dar voz às mães que vivem no centro, mulheres que sustentam lares, comunidades e trajetórias com coragem e resiliência, mesmo diante do abandono.
“Muitas mães dedicaram a vida inteira aos filhos, renunciaram a sonhos, trabalho e até da própria estabilidade financeira para cuidar da família. E, infelizmente, muitas delas são esquecidas quando mais precisam. Esse evento é uma forma de homenagear essas mulheres invisibilizadas e reafirmar, publicamente, que elas não estão sozinhas. A nossa mensagem é clara: que nenhuma mãe seja esquecida”, destaca Daniel Checchio, coordenador da Rede Social do Centro
A ação é gratuita e oferece uma programação diversa, com atendimentos de corte de cabelo, esmaltação, oficinas, aferição de pressão e glicemia, vacinação, orientação jurídica e apoio psicológico. Entre as atrações culturais, destaque para a participação da Bateria 013, formada exclusivamente por mulheres, e um animado jogo de futebol entre as mães.
O evento também contará com um Varal Solidário, promovido pelos projetos Passarela Alternativa e Gente de Perto, com doações de roupas femininas. E para fortalecer os laços da comunidade, será servido um almoço coletivo com 600 refeições, com cardápio de “baião de dois”, oferecido pela Comebi e pelo Espetinho do É.
Entre as entidades participantes, destacam-se, o Hospital Sírio Libanês, o Sindicato dos Comerciários, a Faculdade Phorte, o Bem Querer Mulher, a UBS Humaitá e UBS Brasil, o Conselho Tutelar, a AdeSampa, o CIC, e diversas outras instituições comprometidas com o bem-estar e os direitos das mulheres. Um verdadeiro gesto coletivo de afeto, escuta, reconhecimento e com mais de 200 voluntários.
Sobre a Rede Social do Centro
A Rede Social do Centro tem como meta principal envolver a cidade com as questões sociais, promover a igualdade e ampliar o compromisso de melhorar a qualidade de vida por meio da prestação de diversos atendimentos gratuitos às pessoas em situação de vulnerabilidade e à comunidade local. A Rede Social do Centro nasceu a partir da articulação da sociedade civil organizada em conjunto com ONGS, igrejas, empresas privadas e o poder público, com objetivo de suprir a alta demanda da questão social da cidade. As atividades visam incluir socialmente a população em situação de rua que circula pelo centro e oferecer serviços para a comunidade local em ações integradas. Em julho de 2010, por força de um instrumento do Ministério Público Federal, aconteceu o 1º Mutirão de Cidadania do Centro. Durante estes doze anos de atuação, a Rede Social do Centro já realizou quase 2 milhões de atendimentos à população da capital paulista. O trabalho em rede tem como objetivo a transformação social da cidade, envolvendo diversos agentes.
Por que no Centro?
A região central da capital paulista concentra o maior número de pessoas em situação de rua, segundo levantamento da própria prefeitura. O número tem sido agravado com o aumento considerável de usuários de drogas. Somente em São Paulo, mais de 52.226 pessoas estão em situação de rua, sendo que mais de 55% se encontram no centro, segundo levantamento do Observatório Brasileiro de Políticas Públicas com a População em Situação de Rua (OBPopRua/POLOS-UFMG), com base em dados disponibilizados pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (dados de fevereiro de 2023). A situação de rua atinge majoritariamente a população negra no nosso país. A cada 10 pessoas em situação de rua, sete são negras.

Parceiros e serviços oferecidos:
Cidadania e orientações:
INSS: orientações previdenciárias
Conselho Tutelar: atendimento de denúncias e orientações ao menor
UBS Humaita + UBS Brasil: vacinação
Centro de Integração da Cidadania (CIC): emissão de certidões e solicitação de DNA
Universidade Estácio: orientação jurídica
AdeSampa: orientação para MEIs
Sindicato dos Comerciários: oferta de vagas de emprego
Saúde e bem-estar:
Universidade de São Caetano do Sul: check-up de saúde com mais de 10 atendimentos
Sírio-Libanês: atividade de ginástica
Sociedade Bíblica do Brasil: kits da SBB
Beleza e cuidado pessoal:
Fios de Ouro: corte de cabelo e esmaltação
Movimento Sem Teto do Centro: tranças
Oficinas e atividades manuais:
Associação de Mulheres Unidas Venceremos: oficina de tricô tunisiano
Projeto Bem Querer Mulher: oficina de absorvente feminino caseiro
Educação:
Faculdade Phorte: distribuição de bolsas de estudo
Almoço Comunitário:
Comebi e pelo Espetinho do É: 600 refeições
Recreação e Cultura:
Comeb: pintura de rosto, moldura de balões e algodão doce
Arena Bela Vista: jogo de futebol entre mães
Bateria 013: apresentação musical
Solidariedade:
Passarela alternativa & Gente de Perto: varal solidário
Apoio e Infraestrutura:
Conseg: apoio geral ao evento
Igreja Achiropita: fornecimento de mesas e cadeiras
Divulgação comunitária:
Portal do Bixiga
Escadaria do Jazz
Amor Bela
Comunitária Bela Vista
SERVIÇO
Evento: Dia das Mães no Bixiga
Data: 10 de maio de 2025 (sábado)
Horário: das 10h às 15h
Local: Arena Bela Vista
Endereço: Rua Prof. Laerte Ramos de Carvalho, 212 – Bela Vista – São Paulo/SP
Entrada gratuita
Nossas redes:
Youtube: Link Youtube
Comments