Concurso da PM-SP: Governo autoriza 4,4 mil vagas com salário de R$ 4,8 mil
- Fau Barbosa
- 15 de jul.
- 1 min de leitura

O Governo do Estado de São Paulo autorizou a abertura de concurso público para 4,4 mil vagas de soldados de 2ª classe da Polícia Militar. A decisão foi publicada nesta terça-feira (15) no Diário Oficial do Estado (DOE) e prevê a divulgação de dois editais, cada um com 2,2 mil vagas, com lançamento programado para agosto de 2025 e janeiro de 2026.
O salário inicial para o cargo é de R$ 4.825,21, e o processo seletivo será conduzido pela Vunesp. Para participar, é necessário ter ensino médio completo, idade entre 17 e 30 anos, estar em dia com as obrigações eleitorais e militares, e cumprir a altura mínima de 1,55m para mulheres e 1,60m para homens.
O concurso contará com cinco fases eliminatórias e classificatórias:
Prova de conhecimentos
Exame psicológico
Teste de aptidão física (TAF)
Avaliação de conduta social, reputação e idoneidade
Análise de documentos
Efetivo
A nova seleção faz parte do plano de reforço do efetivo da PM-SP, que já soma 14,4 mil vagas abertas desde 2023, segundo o governo estadual. Atualmente, o estado conta com 3,5 mil soldados em atividade, além de 645 alunos-oficiais em formação. Outros 7,3 mil policiais — incluindo 101 tenentes da área da saúde — já foram formados no período.
Mais informações estarão disponíveis nos editais a serem publicados nos canais oficiais da Polícia Militar e da Fundação Vunesp.



Comentários