top of page

Butantã: Confira as regras para passeios com cães no campus da USP

Foto do escritor: Da RedaçãoDa Redação

Atualizado: 21 de jan.

Segundo a prefeitura do campus, quem descumprir as exigências pode ser impedido de ingressar ou permanecer no campus na companhia do animal. (Foto: Fau Barbosa)
Segundo a prefeitura do campus, quem descumprir as exigências pode ser impedido de ingressar ou permanecer no campus na companhia do animal. (Foto: Fau Barbosa)
 

No período de férias escolares, o campus da USP no Butantã, na zona oeste de São Paulo, é um lugar atrativo para passeios na capital. Com amplas áreas verdes, museus, espaços culturais e opções de lazer ao ar livre, é uma opção que alia natureza e conhecimento.


Quem deseja passear com seu cão pelo campus da universidade deve ficar atento às regras definidas pela Prefeitura do Campus USP Capital-Butantã (Pusp-CB), em busca de uma convivência harmoniosa entre os visitantes e o cuidado com o espaço público.


A prefeitura tem divulgado as regras em suas redes sociais, explicando que os passeios com cães nas áreas comuns do Campus USP Butantã é garantido desde que sejam cumpridas algumas regras, dispostas na Portaria PUSP-CB nº 01, de 9 de agosto de 2021 (veja link abaixo).


As ações da portaria “buscam a promoção do conceito de posse responsável de animais domésticos, com o objetivo de reduzir e, se possível, eliminar o abandono e os ataques entre cães e de cães para com a comunidade universitária e externa, garantindo uma convivência harmoniosa, respeitosa e pacífica”.


Regras

Entre as principais regras estão o uso obrigatório de coleiras, e os cães devem estar com placas de identificação, com telefone de contato do tutor. Além disso, para cães de grande porte (como pit bull, rottweiller e mastim napolitano), além da coleira, é necessário o uso de enforcador e focinheira, conforme Art. 1º da Lei Estadual 11.531/2003.


Outra regra importante é que cada tutor poderá conduzir no máximo dois cães nas áreas comuns do campus e deverá ter idade e força suficiente para controlar os movimentos dos seus animais de estimação. O condutor também fica obrigado a recolher e colocar na lixeira as fezes que o animal venha a depositar nas vias e áreas de circulação do campus. 


A prefeitura explica também que quem descumprir as exigências pode ser impedido de ingressar ou permanecer no campus na companhia do animal.


Confira as regras na íntegra neste link.


Com informações da Agência SP



Comments


PORTAL VIVA COTIA - A NOTÍCIA MAIS COMPLETA DA REGIÃO

Os artigos, reportagens e comentários, não refletem necessariamente a opinião do Portal Viva e são de inteira responsabilidade de seus autores.

 

É proibida a reprodução, edição e publicação total ou parcial de todo o conteúdo do site, sem autorização expressa do Portal Viva. É proibida a reprodução das fotos e/ou imagens do site, em qualquer meio de comunicação, inclusive na Web, sem prévia consulta e aprovação, conforme lei nº 9.610 de 19/02/1998, que rege sobre o Direito Autoral e Direito de Uso da Imagem no Brasil.

NOS SIGA NAS REDES
  • email
  • Instagram
  • Facebook
  • Tópicos
  • X

Fotos© Portal Viva 2009-2025. Todos os direitos reservados.

© 2025 - Portal Viva Cotia

bottom of page