Cotia: Dois indivíduos de alta periculosidade são baleados pela ROTA durante operação no km 21
- Fau Barbosa
- há 5 horas
- 2 min de leitura

Na tarde desta quarta-feira, 3, uma operação policial na Rua Sítio do Ribeirão, no Jd. Santa Maria (km 21), deixou dois criminosos baleados durante confronto com Policiais Militares da ROTA.
Segundo informações obtidas pela reportagem do Portal Viva, os dois indivíduos, vindos da Bahia, são de alta periculosidade e suspeitos de participarem de roubos em vários estados do Brasil. A casa onde os criminosos estavam havia sido alugada há dois meses, em Cotia.

Segundo o comandante do Choque, Coronel Racorti, a Operação teve início após informações iniciais chegarem às equipes de ROTA dando conta de que alguns indivíduos vinham planejando a morte de um policial penal.
"Essa era a informação inicial. De pronto as equipes analisaram e estudaram o local, com a inteligência, com o emprego de drones, exatamente para evitar o confronto e a morte desses indivíduos, inclusive os policiais entraram de uma forma furtiva, com técnica, tática e procedimento, momento em que, logo na entrada, um indivíduo já estava armado e já começou a revidar", destacou o Coronel. "As equipes, com a intenção de reagir e sobreviver, efetuaram disparos. Já estava contido o local e os indivíduos foram alvejados e foram socorridos com vida", disse.

Segundo ele, no local foi encontrada uma pistola .45, grande quantidade de munição, um .38, entorpecentes e uma grande quantidade de dinheiro.


Diversos crimes
Segundo levantamento do serviço de inteligência da Polícia Militar, ambos são indivíduos de alta periculosidade e participaram de vários ataques (a bancos, transportadoras de valores e carros fortes e "novo cangaço") em vários estados do Nordeste.
"Após a identificação inicial dos dois indivíduos, e com levantamento preliminar, eles tem diversos processos na Bahia, tem um roubo no Ceará com o emprego de fuzis, tem um roubo a uma empresa de valores também no Rio Grande do Norte, também tem um crime violento contra o patrimônio no Distrito Federal. Nós estamos suspeitando que esses indivíduos foram contratados pela chamada "Restrita Tática" para realizar esse ataque contra esse agente de segurança", destacou o comandante do choque.
Comandante do Choque, Cel. Racorti, explicou sobre a operação no km 21
Perfil dos bandidos
Segundo Racorti, um dos indivíduos tem dois latrocínios nesses roubos, nesses crimes de violência contra o patrimônio, sempre com o emprego de fuzil. "O outro tem um latrocínio, que a gente está identificando, porque eles tem diversos crimes em diversos estados segundo os nossos colabores, as equipes do BOPE e da Polícia Federal, inclusive ele tem um inquérito sigiloso na Polícia Federal, que estamos tentando levantar" ressaltou.
O Coronel também citou a preocupação da Polícia devido à grande quantidade de indivíduos de outros estados vindo para São Paulo. "Isso nos chama a atenção. Normalmente esses indivíduos são homicidas e todos os cinco que nós prendemos na semana passada, todos eram homicidas, inclusive contra as forças de segurança. Então a gente suspeita, preliminarmente, que esses indivíduos foram contratados para realizar esse ataque, até porque eles estão acostumados a emprego de armamento pesado", finalizou.
O Coronel enalteceu o trabalho da Força Integrada ao Combate ao Crime Organizado e da FICCO da Polícia Federal.
Até o final da reportagem não havia informações sobre o estado de saúde dos dois indivíduos.
Comentários