top of page

Cotia inaugura seu Teatro Municipal

Cotia inaugura seu Teatro Municipal

Novo espaço, um complexo de 17 mil m², tem capacidade para 400 pessoas e homenageia Pio da Fanfarra


Cotia deu um passo histórico na área cultural ao inaugurar, na quarta-feira (26), o Teatro Municipal da cidade. O espaço ganhou o nome de Pio da Fanfarra em homenagem a um dos maiores símbolos da tradição musical cotiana.


A escolha do nome foi feita por indicação popular, reforçando a ligação afetiva da população com o responsável pela criação e regência de uma das maiores fanfarras do Brasil, a Regente Feijó.  


Homenageados

A população também escolheu sete personalidades que dão nome aos camarins e auditório do novo Teatro Municipal. Todos são artistas ou figuras marcantes que viveram em Cotia e ajudaram a construir a identidade cultural da região.


São eles:

Hebe Camargo – apresentadora e ícone da TV brasileira

Pioneira da televisão e uma das comunicadoras mais queridas do país, viveu seus últimos anos na região. Morreu em 29 de setembro de 2012, aos 88 anos.

Benedito da Congada – guardião da tradição popular de Cotia

Fundou a Congada de São Benedito em 1951. Vindo ainda jovem de São Luiz do Paraitinga, levou adiante a tradição com apoio da família. Morreu em 2016, deixando um dos grupos culturais mais antigos e importantes da cidade.

Rita Lee – a Rainha do Rock brasileiro

Cantora, compositora e uma das maiores artistas do país, morava na Granja Viana e era eleitora de Cotia. Faleceu em 8 de maio de 2023, aos 75 anos.

Eduardo de Barros Pimentel – referência nacional em educação

Presidente emérito da Fundação dos Rotarianos de São Paulo e defensor da educação como ferramenta de transformação. Morreu em 6 de agosto de 2025.

Rolando Boldrin – ator, músico e símbolo da cultura popular

Com seus programas de TV, se tornou um dos maiores contadores de causos do Brasil. Morador da Granja Viana, faleceu em 9 de novembro de 2022.

Jair Rodrigues – um dos maiores nomes da MPB

O cantor viveu grande parte da vida em Cotia, onde criou seus filhos e netos. Recebeu o título de cidadão cotiano. Morreu em 8 de maio de 2014, aos 75 anos.

Auditório Silvio Santos – o maior comunicador da TV brasileira

Figura histórica da comunicação nacional. Morreu em 17 de agosto de 2024.


Fanfarra de Cotia

Diversos antigos integrantes da Fanfarra participaram do evento para reverenciar a memória de Pio. A irmã mais velha do regente, Márcia Pio dos Santos, 73 anos, falou da emoção da família por esse reconhecimento: “maior presente de nossa vida, Ele [o Pio] foi desde menino sempre muito dedicado ao esporte e à cultura”.  


Feliz daquele que teve a oportunidade de participar da Fanfarra, que trouxe muitas coisas boas para nossa vida. Éramos crianças e jovens e através da Fanfarra adquirimos responsabilidade, desafios, disciplina e formamos grandes amizades que duram até hoje e isso tudo devemos ao nosso regente Pio”, discursou Marcinha Heleni representando os integrantes da Fanfarra.  

Cotia inaugura seu Teatro Municipal

Moradores, artistas e autoridades estiveram presentes para conhecer o novo equipamento público.


O espaço

O teatro, cuja construção teve início em 2023, ocupa uma área de 17 mil metros quadrados e foi projetado para receber uma programação cultural ampla e democrática, que inclui peças teatrais, espetáculos de dança, música, eventos educativos e apresentações locais.


Cotia inaugura seu Teatro Municipal
A inauguração contou com a presença de familiares do regente Pio da Fanfarra

Com arquitetura moderna e acessível, o espaço tem capacidade para 400 espectadores, fachada com espelhos d’água, estacionamento, bilheteria, camarins, sala de produção e sala de direção. O foyer conta com nove metros de pé-direito, e o palco, com 22 metros de altura, permitindo montagens de grande porte e produções profissionais.

Cotia inaugura seu Teatro Municipal
A apresentação da Banda Sinfônica da Polícia Militar abrilhantou o evento (Fotos: Fau Barbosa)

A inauguração contou com um concerto da Banda Sinfônica da Polícia Militar, sob a regência do Major Mus PM Jassen Feliciano e com uma apresentação musical do Cb Juliano. O público vibrou ao som de músicas clássicas, trilhas filmes e sucessos de Tim Maia.


Durante o evento, o prefeito Welington Formiga destacou que o novo teatro deve receber apoio da iniciativa privada, e vai oferecer à população um espaço de referência para formação artística, acesso à cultura e valorização dos talentos locais. "Vamos abrir para toda a sociedade, mas também terá ações da iniciativa privada, com bilheteria paga, afinal teremos que fazer a manutenção, segurança do espaço”. Tudo isso vamos lançar em breve pois temos que respeitar o processo de licitação e os trâmites da lei”. 


Quem foi Pio da Fanfarra

Nascido em 29 de fevereiro de 1955, Antônio Pio dos Santos Neto, o Pio, é lembrado como um dos maiores ícones culturais de Cotia. Regente, educador, produtor cultural e líder nato, ele dedicou sua vida a transformar jovens por meio da música, disciplina e criatividade — deixando um legado que atravessa gerações.


Seu talento para conduzir e inspirar começou cedo: aos 17 anos, ainda estudante da Escola Batista Cepelos, assumiu a instrução da fanfarra “Batistão”, a convite do professor Victor Previtali. A partir dali, sua trajetória se tornou inseparável da história cultural de Cotia.


Em 1978, Pio fundou a Fanfarra Municipal Regente Feijó, que rapidamente se tornou referência nacional. Sob sua batuta, o grupo viajou o país, acumulou prêmios e chegou até Brasília para se apresentar ao presidente João Figueiredo, em 1980.

Cotia inaugura seu Teatro Municipal
Antônio Pio dos Santos Neto - O mestre que mudou a história cultural de Cotia (Divulgação: PMC)

Inovador e pioneiro

Pio foi responsável por marcos que influenciaram fanfarras de todo o mundo. Ele foi o primeiro regente a introduzir música popular brasileira nas apresentações e também quem adotou a corneta com pistão, instrumento que mais tarde se tornaria padrão internacional.


Como professor de artes da rede pública, formou músicos, artistas e cidadãos. Como diretor de Cultura de Cotia, criou eventos que moldaram a identidade cultural do município, como:

  • Festival da Canção Popular (FECANP)

  • Festival Estudantil de Cotia (FESC)

  • Festa do Peão de Cotia

  • Festa Mineira

  • Rua da Música, um dos marcos culturais mais lembrados por moradores


Seu trabalho também estimulou o esporte, com campeonatos e ações voltadas à juventude.


Pio morreu precocemente em 1992, aos 37 anos, mas sua influência permanece viva. A inauguração do Teatro Municipal Pio da Fanfarra é uma homenagem à sua obra e um reconhecimento público de sua importância para Cotia.


Comentários


Logo do Portal Viva Cotia

PORTAL VIVA COTIA - A NOTÍCIA MAIS COMPLETA DA REGIÃO

Os artigos, reportagens e comentários, não refletem necessariamente a opinião do Portal Viva e são de inteira responsabilidade de seus autores.

 

É proibida a reprodução, edição e publicação total ou parcial de todo o conteúdo do site, sem autorização expressa do Portal Viva. É proibida a reprodução das fotos e/ou imagens do site, em qualquer meio de comunicação, inclusive na Web, sem prévia consulta e aprovação, conforme lei nº 9.610 de 19/02/1998, que rege sobre o Direito Autoral e Direito de Uso da Imagem no Brasil.

NOS SIGA NAS REDES
  • email
  • Instagram
  • Facebook
  • Tópicos
  • X

Fotos© Portal Viva 2009-2025. Todos os direitos reservados.

© 2025 - Portal Viva Cotia

bottom of page