Defesa Civil prevê tempo firme e alerta para baixa umidade do ar no fim de semana em SP
- Da Redação
- há 6 horas
- 2 min de leitura

Massa de ar seco garante sol entre poucas nuvens no Estado, mas umidade pode cair abaixo de 30%; veja recomendações para Cotia e região (Divulgação: Defesa Civil de SP)
O primeiro fim de semana de agosto será marcado por predomínio de tempo firme e temperaturas em elevação em todo o Estado de São Paulo. De acordo com a Defesa Civil paulista, a atuação de uma massa de ar seco favorece dias ensolarados, mas exige atenção reforçada da população devido à queda acentuada na umidade relativa do ar.
Elevação das temperaturas e nevoeiros no início da manhã
Tanto no sábado (1º) quanto no domingo (2), o sol predomina entre poucas nuvens. As temperaturas sobem gradativamente no decorrer das tardes.
Na faixa leste do Estado, que abrange a Grande São Paulo e a região de Cotia, a circulação de umidade vinda do oceano pode provocar maior presença de nuvens entre a madrugada e o início da manhã, com possibilidade de nevoeiros pontuais. No litoral, não se descartam chuviscos isolados. Ao longo do dia, contudo, o sol aparece com força.
Nas regiões oeste, norte e noroeste paulista, os índices de umidade relativa do ar podem despencar para valores abaixo de 30% nos horários mais quentes do dia — patamar considerado de alerta pelos órgãos de saúde.
Em Cotia, o dia será de sol com diminuição de nuvens de manhã. Tarde ensolarada e noite com poucas nuvens. Mínima de 11ºC e máxima de 24ºC, com sensação térmica de 17ºC.
Cuidados essenciais com a saúde e prevenção de queimadas
Diante das condições de tempo seco, a Defesa Civil orienta os moradores a adotarem medidas preventivas simples para amenizar os impactos do clima:
Hidratação contínua: Ingerir água frequentemente ao longo de todo o dia;
Exercícios físicos: Evitar a prática de atividades intensas ao ar livre nos horários de pico de calor e seca;
Ambientes internos: Umidificar quartos e salas com toalhas molhadas, baldes de água ou umidificadores;
Atenção aos vulneráveis: Redobrar os cuidados com crianças, idosos e pessoas com histórico de doenças respiratórias;
Prevenção a incêndios: Não atear fogo em mato ou lixo e evitar descartar bitucas de cigarro em margens de rodovias. O tempo seco favorece a rápida propagação de queimadas na vegetação.
Alertas oficiais por SMS
Para receber gratuitamente os avisos de emergência e alertas meteorológicos da Defesa Civil no celular, o cidadão pode cadastrar o CEP de sua residência ou trabalho enviando uma mensagem de texto (SMS) com os números do CEP para o telefone 40199.
Em situações de urgência na região, acione a Defesa Civil pelo telefone 199 ou o Corpo de Bombeiros pelo 193.