top of page

Ex-presidente da Fanfarra Regente Feijó, Edson Caetano é o novo secretário de Cultura de Cotia

Ex-presidente da Fanfarra Regente Feijó, Edson Caetano é o novo secretário de Cultura de Cotia

Nomeado pelo prefeito Welington Formiga, empresário assume a pasta no lugar de Pedro Peixoto; conheça a trajetória do novo secretário


A Secretaria Municipal de Cultura de Cotia tem um novo comando a partir desta segunda-feira (13). O prefeito Welington Formiga nomeou o empresário Edson Caetano para assumir a chefia da pasta. Conhecido por seu forte envolvimento histórico com a identidade cultural cotiana e por sua consolidada atuação no setor gráfico, Edson substitui Pedro Peixoto, que liderava a secretaria desde o início da atual gestão, em 2025.


Edson Caetano é uma figura amplamente conhecida no município. Ele é o fundador e proprietário da Edson Gráfica Rápida. Fundada em janeiro de 1996, a empresa completa exatamente 30 anos de atividades em 2026, consolidando-se como uma das marcas mais tradicionais e respeitadas de Cotia no atendimento a profissionais liberais, empresas, arquitetos e instituições públicas.


Da Fanfarra Regente Feijó ao legado do Maestro Pio

Muito além de sua faceta empreendedora, a grande paixão de Edson sempre foi a música e o desenvolvimento sociocultural de crianças e adolescentes. Sua história com a cultura local começou a se desenhar de forma profunda em 1986, quando ingressou na célebre Fanfarra Regente Feijó.

Criada nos anos 1970 como um projeto extracurricular da Escola Estadual Batista Cepelos, a corporação transformou-se em um dos maiores patrimônios culturais de Cotia, chegando a reunir mais de 130 integrantes entre músicos e corpo coreográfico em apresentações por todo o Brasil.


Edson Caetano iniciou como membro do grupo e, com os anos de dedicação, tornou-se presidente da Fanfarra. Ele foi peça-chave na preservação da sua memória e trabalhou lado a lado com o inesquecível maestro Antônio Pio dos Santos Neto, o Maestro Pio, que comandou o projeto por décadas e que, em 2026, foi homenageado ao dar nome ao recém-inaugurado Teatro Municipal de Cotia.


Desafios frente à pasta de Cultura

Ao conciliar por décadas o perfil de gestor comercial com o apoio contínuo a eventos locais e o patrocínio de projetos artísticos independentes, Edson Caetano assume o cargo público sob grande expectativa do setor.


O novo secretário falou com exclusividade à reportagem do Portal Viva:

"Eu recebi com uma imensa alegria esse convite do prefeito Welington Formiga. Isso realmente mostra que ele entendeu o valor destes anos todos fazendo projetos direta ou indiretamente e até trabalhando de forma voluntária para a Cultura da cidade. Agora é a oportunidade de eu colocar em ação outros projetos que eu tenho em mente. Agradeço a oportunidade e espero poder fazer isso, como o Galpão de Cultura, projeto que fiz para o plano de governo do prefeito. Vivemos um momento difícil no país, mas vamos contar com a ajuda da iniciativa privada, e o meu papel fundamental é tentar fazer o melhor, juntamente com a equipe. Eu peço a Deus que me ajude e me guie para tentar desenvolver algo bom para a cidade", destacou Edson Caetano.


À frente da Secretaria de Cultura, o empresário terá a missão de coordenar políticas públicas de fomento às artes locais, dar suporte e incentivo aos artistas da região, expandir o alcance de oficinas e atividades para os bairros e gerenciar os principais equipamentos culturais do município.


O Portal Viva deseja sucesso ao novo secretário nesta nova etapa!

Comentários


Logo do Portal Viva Cotia

PORTAL VIVA COTIA - A NOTÍCIA MAIS COMPLETA DA REGIÃO

Os artigos, reportagens e comentários, não refletem necessariamente a opinião do Portal Viva e são de inteira responsabilidade de seus autores.

 

É proibida a reprodução, edição e publicação total ou parcial de todo o conteúdo do site, sem autorização expressa do Portal Viva. É proibida a reprodução das fotos e/ou imagens do site, em qualquer meio de comunicação, inclusive na Web, sem prévia consulta e aprovação, conforme lei nº 9.610 de 19/02/1998, que rege sobre o Direito Autoral e Direito de Uso da Imagem no Brasil.

NOS SIGA NAS REDES
  • email
  • Instagram
  • Facebook
  • Tópicos
  • X

Fotos© Portal Viva 2009-2026. Todos os direitos reservados.

© 2026 - Portal Viva Cotia

bottom of page