Força-tarefa em São Roque viabiliza captação de múltiplos órgãos para transplante
- Fau Barbosa
- 13 de ago.
- 1 min de leitura

Na manhã de domingo, dia 10 de agosto, São Roque se mobilizou para uma missão muito importante: a captação de múltiplos órgãos. Após a confirmação de morte cerebral de um paciente na Santa Casa, vítima de AVC, a família autorizou a doação. A partir daí, profissionais do hospital, médicos, enfermeiros, Guarda Civil Municipal e Polícia Militar trabalharam lado a lado para que a cirurgia e o transporte acontecessem no tempo certo.

Em poucas horas, uma equipe especializada realizou a retirada de fígado, rins e pâncreas. Logo depois, viaturas da GCM e PM assumiram a escolta até a entrega aos responsáveis pelos transplantes.
Cada minuto contava para que os órgãos chegassem em condições ideais para salvar outras vidas.

“Cada ato como este reforça que a doação é um gesto que ultrapassa a dor da perda e se transforma em esperança para aqueles que aguardam na fila de transplantes”, afirmou a equipe.
Segundo a Prefeitura de São Roque, parte dos órgãos foram levados via aérea, pelo Aeroporto Catarina e outra parte foi levada via rodoviária, de carro.

Atualmente, milhares de pessoas no Brasil aguardam por um transplante. Para ser doador, é fundamental comunicar a decisão à família, que será responsável por autorizar o procedimento.
Imagens: Prefeitura de São Roque
Comments