Governo de SP reduz tarifas de pedágio no interior a partir de 1º de julho
- Da Redação

- há 35 minutos
- 2 min de leitura

Redução chega a 50% em Jaguariúna e beneficia motoristas em mais sete cidades; confira os novos valores válidos para as férias (Divulgação/Governo de SP)
Os motoristas que planejam viajar pelo interior paulista nas férias de julho terão um alívio no bolso. O Governo de São Paulo confirmou que, a partir do dia 1º de julho, entrará em vigor uma redução nas tarifas de diversas praças de pedágio do estado. A medida faz parte de uma nova política pública estadual voltada para a modernização das concessões rodoviárias, buscando o equilíbrio regional e a justiça tarifária.
O grande destaque da mudança fica para a praça de Jaguariúna, que terá um corte expressivo de 50% no valor cobrado, caindo de R$ 17,60 para R$ 8,80. Outras sete cidades da região também terão os preços reduzidos na mesma data.

Tabela comparativa:
Novos valores dos pedágios
Para ajudar você a planejar os custos da sua viagem, o Portal Viva organizou a lista completa dos municípios com os valores antigos, novos e o percentual de economia:
Município / Praça | Valor Antigo | Novo Valor (a partir de 01/07) | Desconto |
Jaguariúna | R$ 17,60 | R$ 8,80 | - 50% |
Águas da Prata | R$ 6,30 | R$ 4,60 | - 27% |
Estiva Gerbi | R$ 10,50 | R$ 7,80 | - 26% |
Espírito Santo do Pinhal | R$ 13,10 | R$ 10,45 | - 20% |
Itobi | R$ 13,40 | R$ 10,75 | - 20% |
Casa Branca | R$ 9,40 | R$ 8,15 | - 13% |
Mococa | R$ 8,90 | R$ 8,10 | - 9% |
Aguaí | R$ 6,60 | R$ 6,30 | - 5% |
Atenção: Na praça de pedágio de São João da Boa Vista, não haverá alteração. A tarifa atual de R$ 7,40 será mantida para todos os veículos.
Fim do sistema 'Ponto a Ponto' tradicional
Além dos novos preços, o modelo de cobrança passará por uma importante alteração técnica. O governo estadual vai substituir o atual formato "ponto a ponto" — que limitava a cobrança a um trecho específico da rodovia apenas para motoristas previamente cadastrados.
A partir de 1º de julho, o novo sistema passa a ser universal. Isso significa que as tarifas reduzidas serão aplicadas de forma ampla para absolutamente todos os usuários que cruzarem as praças de pedágio, simplificando o fluxo e estendendo o benefício para quem está apenas de passagem pelas rodovias.
“É uma política pública do Governo de São Paulo, de buscar sempre tarifas proporcionais, tarifas mais justas para os usuários, e isso vai acontecer agora, em grande proporção", esclarece Raquel Carneiro, diretora da Artesp (Agência Reguladora de Transporte do Estado de São Paulo).



Comentários