top of page

INSS reativa simulador de aposentadoria com regras atualizadas para 2026

INSS reativa simulador de aposentadoria com regras atualizadas para 2026

Ferramenta gratuita no 'Meu INSS' permite estimar tempo de contribuição e valor do benefício; sistema passou por modernização tecnológica da Dataprev


Após uma breve suspensão para manutenção e migração de dados, o Ministério da Previdência Social e o INSS reativaram, nesta quarta-feira (4), o simulador de aposentadoria. A ferramenta, essencial para o planejamento do trabalhador, já está operando em uma infraestrutura mais moderna e segura, integrando as novas regras de transição que entraram em vigor neste ano de 2026.


Como funciona a simulação?

O simulador utiliza as informações contidas no Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS) para calcular automaticamente quanto tempo falta para a concessão do benefício. O sistema apresenta opções de aposentadoria por idade e por tempo de contribuição, detalhando:


  • Idade do segurado: Atualizada conforme o calendário de 2026.

  • Tempo de contribuição: Períodos registrados na base de dados do governo.

  • Renda Mensal Inicial (RMI): Uma estimativa do valor que o segurado receberá.


Passo a passo para acessar

O serviço é gratuito e pode ser acessado pelo site oficial ou pelo aplicativo Meu INSS (disponível para Android e iOS).


  • Login: Acesse com sua conta Gov.br (CPF e senha).

  • Busca: No campo "Do que você precisa?", digite "Simular Aposentadoria".

  • Ajustes: Caso falte algum período de trabalho, o usuário pode clicar no ícone do "lápis" para editar dados e clicar em "Recalcular".


Alerta importante

O INSS reforça que o resultado gerado pela calculadora é apenas uma estimativa. O simulador serve para consulta e planejamento, mas não garante o direito automático ao benefício, que depende de análise documental e homologação dos períodos de contribuição pela autarquia.


Com informações da Agência Brasil

Logo do Portal Viva Cotia

PORTAL VIVA COTIA - A NOTÍCIA MAIS COMPLETA DA REGIÃO

Os artigos, reportagens e comentários, não refletem necessariamente a opinião do Portal Viva e são de inteira responsabilidade de seus autores.

 

É proibida a reprodução, edição e publicação total ou parcial de todo o conteúdo do site, sem autorização expressa do Portal Viva. É proibida a reprodução das fotos e/ou imagens do site, em qualquer meio de comunicação, inclusive na Web, sem prévia consulta e aprovação, conforme lei nº 9.610 de 19/02/1998, que rege sobre o Direito Autoral e Direito de Uso da Imagem no Brasil.

NOS SIGA NAS REDES
  • email
  • Instagram
  • Facebook
  • Tópicos
  • X

Fotos© Portal Viva 2009-2026. Todos os direitos reservados.

© 2026 - Portal Viva Cotia

bottom of page