Metrô de SP lança licitação da futura Linha 22 entre São Paulo e Cotia
- Fau Barbosa
- 26 de jun.
- 2 min de leitura

A Companhia do Metropolitano de São Paulo (Metrô) lançou nesta quarta-feira (25) a licitação para os primeiros estudos da futura Linha 22-Marrom, que deverá ligar a capital paulista ao município de Cotia. O edital foi publicado no Diário Oficial do Estado e está disponível a partir desta quinta-feira (26) nos portais oficiais do Metrô e do governo.
O processo prevê a contratação de serviços técnicos especializados em engenharia, incluindo sondagens, investigações geotécnicas e mapeamento de redes de utilidades públicas. Esses estudos vão subsidiar o anteprojeto da linha, que será integrada ao sistema metroferroviário da Grande São Paulo. A sessão pública de processamento da Licitação Eletrônica nº 10021516 será realizada no endereço eletrônico www.compras.gov.br no dia 12/08/2025, às 09h.
Trens menores e mais eficientes
Durante a 30ª Semana de Tecnologia Metroferroviária, o Metrô apresentou detalhes do projeto, que prevê a operação da Linha 22 com trens mais compactos — cinco carros por composição e bitola padrão internacional (1.435 mm). As composições poderão ter largura de 2,65 metros, menor do que as das Linhas 1, 2 e 3, e transportar até 1.200 passageiros cada.
A nova linha poderá movimentar até 45.864 passageiros por hora em cada sentido nos horários de pico, com intervalos de até 100 segundos entre trens. A expectativa é de atendimento diário a cerca de 678 mil passageiros.
O trajeto deve começar em Sumaré, na capital, com conexão à Linha 2-Verde, e seguir por vias como a Rua Cardeal Arcoverde e a Rodovia Raposo Tavares, passando pelo Largo da Batata, USP, Osasco e finalizando em Cotia.

A Linha 22-Marrom é considerada estratégica para desafogar o tráfego da Zona Oeste e conectar regiões densamente povoadas ao transporte sobre trilhos.
Comments