Mulheres vítimas de violência têm direito a transporte gratuito por aplicativo em SP
- Da Redação

- 27 de ago.
- 1 min de leitura

O Governo de São Paulo mantém uma parceria com a empresa de mobilidade 99 para oferecer transporte gratuito e seguro a mulheres vítimas de violência. Desde o lançamento da iniciativa, em janeiro deste ano, até julho, foram realizadas 205 viagens, uma média de uma mulher beneficiada por dia.
O convênio integra a rede de proteção do Estado e ganha destaque neste Agosto Lilás, mês de conscientização e enfrentamento à violência contra a mulher.
Com a medida, as vítimas podem se deslocar sem custos até uma Delegacia de Defesa da Mulher (DDM), o Instituto Médico-Legal (IML) para realização de exame de corpo de delito, ou ainda a um pronto-socorro.
O acesso ao serviço ocorre por meio de um voucher digital. Para obtê-lo, a vítima deve ligar para o 190, onde é atendida por uma policial mulher da Cabine Lilás, especializada nesse tipo de ocorrência. Durante o atendimento, a vítima pode optar pelo transporte gratuito via aplicativo da 99.
A solicitação da corrida é feita diretamente pela Polícia Militar, que também pode acompanhar a localização em tempo real da vítima. Em casos de maior gravidade, uma viatura pode ser designada para o acompanhamento, reforçando a sensação de segurança.
De acordo com o Governo de São Paulo, a ação busca garantir acesso rápido e protegido aos serviços de atendimento, ampliando a rede de apoio às mulheres em situação de violência.



Comentários