Região Metropolitana: Governo de SP investe mais de R$ 13 bi, com foco em saneamento, infraestrutura, saúde, educação e segurança pública
- Fau Barbosa
- há 2 horas
- 4 min de leitura

Recursos da Caravana 3D contemplam cidades do Sudoeste e Oeste da Grande SP, incluindo Cotia, Vargem Grande Paulista, Carapicuíba, Embu das Artes, Itapecerica da Serra, Osasco e Barueri (Imagens: Divulgação/Governo de SP)
O Governo de São Paulo anunciou um megapacote de investimentos que somam R$ 13,4 bilhões para a Região Metropolitana durante a 18ª edição da Caravana 3D – Desenvolvimento, Dignidade e Diálogo, realizada nesta quinta-feira (25).
O pacote inclui obras para ampliar o acesso à água e ao esgoto, melhorar a infraestrutura urbana e fortalecer áreas como saúde, educação, segurança pública e prevenção de riscos climáticos nos municípios das microrregiões Norte, Oeste e Sudoeste.
Os anúncios foram apresentados pelo governador Tarcísio de Freitas durante reunião com prefeitos e lideranças regionais em Barueri. A agenda desta quinta-feira (25) também incluiu a inauguração da Avenida Pirarucu (aporte estadual de R$ 19,5 milhões), nova ligação viária entre Carapicuíba e Barueri, e o descerramento da placa do Centro de Eventos Municipal de Carapicuíba (investimento de R$ 5 milhões).A maior parte dos recursos para a Grande São Paulo contempla ações de saneamento. O principal destaque é o plano de universalização da Sabesp, que prevê cerca de R$ 13 bilhões em obras entre 2026 e 2029 para ampliar os serviços de água e esgoto nos municípios atendidos pela companhia na Região Metropolitana.
“Tem muita coisa boa acontecendo na Região Metropolitana. Estamos avançando na universalização do saneamento com os investimentos da Sabesp, reforçando a saúde dos municípios com novos repasses, investindo em obras de prevenção de riscos por meio da Defesa Civil e ampliando a educação com reformas em escolas e o anúncio da segunda Fatec de Barueri, voltada à área da saúde. Nada disso acontece sem parceria. Quando Estado e municípios trabalham juntos, conseguimos atender as prioridades da população e transformar demandas em entregas”, resumiu Tarcísio.

Nova sede da PM em Cotia e reforço na segurança
A segurança pública ganhou um reforço histórico na nossa cidade. Durante o evento, foi oficialmente inaugurada a nova sede da 3ª Companhia do 33º Batalhão da Polícia Militar, em Cotia.

A estrutura recebeu um investimento de R$ 3,7 milhões e foi projetada para modernizar e otimizar o policiamento ostensivo e a estrutura operacional da corporação no município.

Para toda a região metropolitana, o Estado também distribuiu nove novas viaturas para a Polícia Civil (R$ 1,6 milhão) e 42 fuzis para a Polícia Militar (R$ 500 mil).

Obras
Na região Norte da Grande São Paulo, serão investidos R$ 1,8 bilhão em obras que beneficiarão Caieiras, Cajamar, Francisco Morato, Franco da Rocha e Mairiporã. Na região Oeste, os investimentos chegam a R$ 7,9 bilhões, contemplando Barueri, Carapicuíba, Itapevi, Jandira, Osasco, Pirapora do Bom Jesus e Santana de Parnaíba. Já na região Sudoeste, estão previstos R$ 3,3 bilhões para Cotia, Embu das Artes, Embu-Guaçu, Itapecerica da Serra, Juquitiba, São Lourenço da Serra, Taboão da Serra e Vargem Grande Paulista.
A Caravana também marcou a assinatura de 19 convênios para melhorias urbanas, que somam R$ 288,8 milhões. Desse total, R$ 54,5 milhões serão destinados à construção de unidades de saúde, centros de exposição e reformas de escolas em Barueri, Juquitiba, Mairiporã, Santana de Parnaíba, São Lourenço da Serra e Taboão da Serra.
Outros R$ 226,3 milhões serão aplicados em obras de pavimentação, recapeamento, drenagem, pontes e viadutos em Caieiras, Cajamar, Carapicuíba, Cotia, Embu das Artes, Embu-Guaçu, Francisco Morato, Franco da Rocha, Itapevi, Jandira e Vargem Grande Paulista. Também foram anunciados R$ 8 milhões para a reforma de um parque municipal e de um campo de futebol em Itapecerica da Serra e Pirapora do Bom Jesus.
Saúde
A área de saúde recebeu um importante reforço financeiro. A Caravana reuniu R$ 76,5 milhões em ações que fortalecem a rede regional de atendimento. Os recursos incluem R$ 20 milhões para Osasco e R$ 5 milhões para Vargem Grande Paulista por meio de repasses fundo a fundo. Também foi autorizada a celebração de convênio de R$ 43 milhões para custeio, por 24 meses, do Centro de Imagens e Diagnósticos de Caieiras.
Em Franco da Rocha, o Governo de São Paulo anunciou R$ 8,5 milhões para a reforma do Pronto-Socorro e implantação da nova ala de hemodinâmica do Hospital Estadual Dr. Albano da Franca Rocha Sobrinho.
Educação
O governo estadual autorizou uma verba de R$ 47,4 milhões para a reforma e ampliação de 47 escolas estaduais em 17 municípios.
As intervenções contemplam unidades em Caieiras, Cajamar, Francisco Morato, Franco da Rocha, Mairiporã, Barueri, Carapicuíba, Itapevi, Osasco, Pirapora do Bom Jesus, Cotia, Embu das Artes, Embu-Guaçu, Itapecerica da Serra, Juquitiba, Taboão da Serra e Vargem Grande Paulista.
A Caravana 3D na RMSP também anunciou o autorizo para as redes municipais de educação de Itapevi, Carapicuíba e Pirapora do Bom Jesus. Em Itapevi, serão adquiridos equipamentos de ar-condicionado. As outras duas prefeituras serão beneficiadas com compras de equipamentos de tecnologia e comunicação. O montante de recursos destinado aos municípios é de R$ 1,4 milhão.
Durante a reunião, o Governo do Estado anunciou ainda a implantação de uma Fatec em Barueri. A unidade tem previsão de iniciar as atividades no primeiro semestre de 2028 será voltada à área da saúde, com o objetivo de formar profissionais capacitados para atender à demanda local.

Resiliência e prevenção de desastres
A Defesa Civil do Estado reuniu R$ 4,2 milhões para obras de prevenção e mitigação de riscos em municípios da RMSP. Em Itapecerica da Serra, serão investidos R$ 1,6 milhão em uma obra de contenção de encosta na Avenida Nove de Julho, com o objetivo de reduzir riscos geológicos e aumentar a segurança dos moradores da região.

São Lourenço da Serra receberá R$ 398,8 mil para a implantação de uma travessia em aduelas na Rua Amaro Floriano de Lima. A intervenção vai melhorar a drenagem da via, facilitar a mobilidade local e reduzir os impactos provocados por chuvas intensas.
Já em Franco da Rocha, o investimento de R$ 2,2 milhões será destinado a uma obra de contenção na Rua São Carlos, voltada à estabilização do terreno e à prevenção de processos de erosão e movimentação de solo.
Saneamento básico da Sabesp
A maior fatia do pacote apresentado na Caravana 3D é voltada ao saneamento básico. Do total de R$ 13,4 bilhões, cerca de R$ 13 bilhões fazem parte do plano de universalização da Sabesp.

O cronograma prevê a execução de obras estruturais de água e esgoto entre os anos de 2026 e 2029 nas cidades atendidas pela companhia na Grande São Paulo, acelerando as metas de atendimento e conformidade ambiental na região metropolitana.



Comentários