SP vai enviar 700 alertas de celulares roubados; donos terão 3 dias para devolver
- Da Redação

- 2 de set.
- 2 min de leitura
Atualizado: 4 de set.

A Secretaria da Segurança Pública de São Paulo inicia nesta terça-feira (2) uma nova etapa do Programa SP Mobile, que vai emitir cerca de 700 alertas para celulares com queixa de roubo ou furto em todo o estado. Os donos dos aparelhos identificados terão três dias úteis para entregá-los voluntariamente.
De acordo com o Núcleo Estratégico Interdisciplinar do sistema, os celulares roubados foram rastreados após cruzamento de dados de boletins de ocorrência com informações das operadoras. O objetivo é recuperar aparelhos furtados ou roubados que voltaram a ser ativados, muitas vezes sem que o novo usuário saiba da procedência ilícita.
“Após o sucesso dos projetos-piloto realizados em junho e julho, que comprovaram a eficácia do sistema, esta nova fase levará a operação a todas as regiões do estado, incluindo a Grande São Paulo, o interior e a capital”, explicou o delegado Rodolfo Latif Sebba, coordenador do SP Mobile.
Como funciona
A operação será dividida em duas etapas:
Notificação: os 700 cidadãos identificados receberão intimações para comparecer ao endereço indicado e devolver o aparelho.
Diligências: quem não entregar dentro do prazo terá os dados encaminhados à Polícia Civil, que fará busca e apreensão. Nesses casos, a pessoa poderá responder pelo crime de receptação, conforme as circunstâncias.
Desde junho, quando começou, o programa já recuperou cerca de 3,5 mil celulares em São Paulo, sendo que 52% foram devolvidos às vítimas.
O SP Mobile é o primeiro sistema estadual a integrar, de forma unificada, ações de prevenção e repressão ao roubo e furto de celulares, desarticulando redes de receptação e revenda.
“Reforçamos a importância de sempre registrar boletim de ocorrência com o número do IMEI. É esse registro que alimenta nosso sistema e possibilita que o aparelho seja encontrado e devolvido ao legítimo dono”, destacou o delegado Rodolfo.



Comentários