São Paulo envia bombeiros e internet via satélite em nova missão na Venezuela
- Da Redação
- há 2 minutos
- 2 min de leitura

Novo contingente paulista embarca neste domingo com geradores ecológicos e especialistas em resgate para apoiar vítimas de terremoto
O Governo de São Paulo enviará, neste domingo (28), um novo contingente especializado para reforçar a missão brasileira de ajuda humanitária na Venezuela. O objetivo da delegação é ampliar as operações de resposta e resgate após o forte terremoto que atingiu o país vizinho.
A nova equipe paulista conta com 16 bombeiros militares especialistas em busca e salvamento em estruturas colapsadas, além de um integrante da Defesa Civil do Estado. O grupo vai atuar diretamente na linha de frente do apoio humanitário, salvamento e coordenação das ações de campo.
Tecnologia e equipamentos estratégicos enviados
Além do suporte humano altamente capacitado, o Governo de São Paulo despachou recursos tecnológicos de última geração para garantir a autonomia das equipes em áreas isoladas ou severamente destruídas:
Internet via Satélite: Sistema essencial para restabelecer a comunicação e a coordenação logística em locais onde os serviços básicos de telefonia foram interrompidos.
Geradores Eletrônicos Eco-friendly: Dois equipamentos modernos que não dependem de combustíveis fósseis e, por isso, não emitem poluentes.
“Estes equipamentos que estamos levando são modernos e ajudarão em situações extremas. Os geradores são eletrônicos e por isso não dependem de combustível, consequentemente não emitem poluentes. Com isso, podemos utilizá-los, por exemplo, em um local confinado, pois não há risco de contaminação do ar pela emissão de gases”, destaca o Tenente Ramatuel Silvino, chefe de Operações do Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE).
Expertise em gestão de crises
O Tenente Ramatuel será o representante oficial da Defesa Civil de São Paulo na missão. Com ampla experiência em gerenciamento de dados e cenários de desastres, o oficial terá o papel de abastecer as equipes com análises estratégicas, facilitando o planejamento tático e a tomada de decisões rápidas em campo.
A atuação de São Paulo ocorre em total cooperação com o Governo Federal, que coordena a missão humanitária internacional. O reforço enviado hoje se soma ao primeiro contingente que já estava em solo venezuelano, reafirmando o compromisso do estado com a solidariedade e a preservação de vidas em cenários de alta complexidade.