Taboão da Serra realiza nova fase da Operação "Por Um Fio" contra furto de cabos
- Fau Barbosa
- há 12 horas
- 2 min de leitura

Na segunda-feira, 08, Taboão da Serra deu início a uma nova fase da Operação “Por Um Fio”, uma força-tarefa de combate ao furto de cabos de energia e telefonia, que causam grandes prejuízos à cidade e comprometem serviços essenciais à população. Durante a Operação foram apreendidos fios de cobre, rádios de comunicação, antenas e combinadores de frequência.
A operação, realizada pela Guarda Civil Municipal (GCM) e pela Secretaria de Segurança Pública (SSP), aconteceu na última segunda-feira, 08 de setembro, com o objetivo de desmantelar a rede de receptadores e atacar um problema que afeta diretamente a infraestrutura local.

Furtos de cabos de cobre e materiais de telecomunicações têm sido um grande desafio para a cidade, com impactos em escolas, Unidades Básicas de Saúde, semáforos e outros equipamentos essenciais.
Durante a operação, os agentes focaram em ferros-velhos e possíveis receptadores de material furtado, com o apoio de órgãos como a Secretaria da Fazenda, o PROCON Municipal, e concessionárias de telefonia e energia, incluindo Enel, TIM, Vivo e Claro.

Uma das maiores apreensões aconteceu no bairro Pirajuçara, onde, além dos 13 kg de fios de cobre do tipo pares trançados, característicos da empresa Vivo S.A., a operação resultou na apreensão de dois rádios de telecomunicações da TIM S.A., nove antenas (módulos ATMS) e dez combinadores de frequência. Esses equipamentos, avaliados entre R$ 16 mil e R$ 20 mil, possuem alto valor no mercado negro devido ao seu conteúdo de ouro e a possibilidade de serem usados para atividades ilegais, como a criação de centrais de internet clandestinas.

O secretário de Segurança Pública de Taboão da Serra, Luis Ledenis Peniche, explicou que esses materiais são altamente rentáveis e podem ser revendidos de diversas formas. “Além do cobre, os rádios de comunicação e antenas possuem componentes de ouro, tornando-os ainda mais atrativos para receptadores”, disse Peniche.


Dois homens foram detidos em flagrante por receptação e furto e encaminhados ao 2º Distrito Policial de Taboão da Serra.