Terremoto de magnitude 6,3 no Afeganistão deixa mais de 800 mortos
- Da Redação

- 1 de set.
- 1 min de leitura

Equipes de resgate enfrentam dificuldades em áreas remotas, onde vilarejos foram destruídos; ONU auxilia nas buscas por sobreviventes (Foto: Reprodução/USGS)
Um terremoto de magnitude 6,3, segundo informes do Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS), atingiu o leste do Afeganistão na madrugada desta segunda-feira (1º), no horário local (tarde de domingo no Brasil), e deixou ao menos 812 mortos e mais de 2,8 mil feridos, segundo autoridades afegãs. O tremor foi registrado na província de Kunar, região montanhosa na fronteira com o Paquistão, onde vilarejos inteiros foram destruídos.
Equipes de resgate atuam entre os escombros em busca de sobreviventes, mas enfrentam grandes dificuldades devido ao acesso limitado às áreas mais atingidas, que têm estradas bloqueadas e construções frágeis, de barro e pedra, que desabaram após o tremor.
O Ministério da Saúde do Afeganistão afirmou que o número de vítimas deve aumentar, já que muitas áreas ainda não conseguiram reportar dados completos. A ONU informou que diversas agências estão auxiliando no socorro em quatro províncias do país.
O epicentro foi registrado a cerca de 130 km da capital Cabul, a uma profundidade de 8 km — considerada rasa, o que potencializa a destruição. Cinco tremores secundários entre 4,3 e 5,2 de magnitude também foram sentidos nas horas seguintes.
O Afeganistão está localizado em uma região altamente vulnerável a terremotos, especialmente na cordilheira Hindu Kush, onde as placas tectônicas da Índia e da Eurásia se encontram. Em 2023, mais de mil pessoas morreram em outra série de terremotos no oeste do país.
Com informações do G1



Comentários