Três são presos por envolvimento no desaparecimento de empresário em Carapicuíba
- Fau Barbosa
- há 44 minutos
- 4 min de leitura

Em coletiva de imprensa nesta segunda-feira, a Polícia deu detalhes sobre o caso (Foto: Fau Barbosa)
A Polícia Civil prendeu três suspeitos de envolvimento no desaparecimento do empresário Marcelo Magalhães de Almeida, de 31 anos, ocorrido em Carapicuíba. Ele foi visto pela última vez na quinta-feira (16). O quarto suspeito do crime segue procurado pelas forças de segurança.
Embora o caso tenha sido registrado inicialmente como desaparecimento, os novos elementos obtidos pela investigação mudaram o rumo do inquérito. De acordo com o delegado titular do 1º DP de Carapicuíba, Dr. Fabiano Barbeiro, a hipótese principal passou a ser tratada como homicídio qualificado.
“Sabemos que houve a subtração de valores, mas acreditamos que isso tenha sido circunstancial. Diante das informações que coletamos, optamos por registrar a natureza criminal como possível homicídio qualificado”, esclareceu o delegado em coletiva de imprensa realizada na tarde desta segunda-feira (20).
As autoridades obtiveram provas decisivas a partir de vídeos e dados extraídos dos celulares dos próprios suspeitos.
Emboscada, cães farejadores e rastros de sangue
Durante a coletiva, realizada no 1ºDP de Carapicuíba, a polícia deu mais detalhes do caso.
As informações surgiram efetivamente na quinta-feira, dia 16, quando a família registrou o boletim de ocorrência de desaparecimento do empresário.
A linha de investigação aponta que o crime foi premeditado por conta de um desentendimento financeiro entre a vítima e um dos investigados. A vítima teria sido atraída para a casa de um dos suspeitos, que era seu conhecido e, no local, apareceram outros dois indivíduos. O empresário ficou refém por cerca de duas horas, amordaçado e amarrado com fios elétricos. Eles passaram então a fazer transferências bancárias utilizando a conta da vítima. Posteriormente, os indivíduos o levaram em seu próprio carro até uma comunidade da região.
As operações de busca ganharam força quando o sinal do celular de Marcelo indicou a sua localização. Em seguida, o carro blindado do empresário foi localizado abandonado na entrada dessa comunidade.
Buscas das equipes
A Polícia Militar então iniciou as buscas em uma força-tarefa com o apoio de cães farejadores, equipes do Corpo de Bombeiros, Guarda Civil, 5º Baep, uso de drones e o helicóptero Águia da Polícia Militar.
"Durante todos esses dias, sexta, sábado e domingo, não conseguimos localizar efetivamente o Marcelo, porém, os cachorros, com o apoio do canil da Guarda Municipal de Carapicuíba, com o canil do 5ºBaep, identificaram os rastros dele", relatou o Major PM Retucci, coordenador operacional do 33ºBPM/M. "Só que esses rastros chegavam até um ponto da zona de mata, e de lá, sumiam, não havendo ali outras informações para a Polícia Militar".
Enquanto isso, a Polícia Civil fazia diligências paralelas em busca dos envolvidos. Peritos da Polícia Técnico-Científica examinaram o imóvel onde ele teria sido mantido refém e o veículo abandonado. Em ambos os locais foram encontrados vestígios de sangue, cujos laudos periciais e exames de DNA estão em andamento.
"Tão logo tivemos conhecimento do encontro do veículo da vítima, pela Polícia Militar, após a solicitação de perícia e DNA, paralelamente a isso, entrevistei um dos presos, que inicialmente, disse que não havia participado do delito, que seria na verdade um tribunal do crime. Mas as informações se mostraram inverídicas e conseguimos identificar e colocar na cena do crime tanto ele como os demais presos. Temos o conhecimento da participação de mais um indivíduo", relatou o Dr. Adaulto Gouveia, delegado do caso.
Investigação e prisão dos envolvidos
"A Polícia Civil conseguiu a qualificação de quatro autores, sendo que três deles já estão presos. O quarto indivíduo está sendo procurado", ressaltou o delegado Dr. Fabiano.
Sexta-feira (17): O primeiro suspeito foi detido pela Polícia Militar por possuir um mandado de prisão em aberto por crime de roubo. O trabalho investigativo confirmou a ligação dele com o sumiço do empresário.
Domingo (19): A Polícia Civil cumpriu mandados de prisão temporária contra outros dois suspeitos identificados por meio do cruzamento de depoimentos, provas documentais e análise de câmeras de segurança. Durante o cunmprimento dos mandados, um indivíduo foi morto em confronto com policiais do 5ºBaep.
"Nós representamos pela prisão temporária dos três indivíduos, que foram capturados. O Marcelo foi atraído por um dos indivíduos, que era amigo dele, e de maneira premeditada, ele junto com os outros dois, arrebataram ele, o amarraram e fizeram ele desbloquear o telefone e fizeram transferências de PIX. Subtraíram aproximadamente R$8 mil reais", destacou o Dr. Adaulto. Segundo ele, a vítima foi levada em seu veículo para a comunidade da Sabesp. "Eles caminharam com o Marcelo até próximo do córrego e o jogaram. Essa versão foi corroborada por um dos presos, ao ser levado até o local durante a investigação", disse.
Segundo o delegado-titular do 1ºDP, Dr. Fabiano Barbeiro, a morte já era premeditada pois a vítima estava sendo chantageada. "A intenção primeira era matar. Por que existia um relacionamento de amizade e houveram outras tratativas de valores, de exigências de valores. E o Marcelo já estava saturado e queria por um ponto final nisso e aí houve esse desentendimento, essa discordância. E por isso a intenção dos autores era acabar com a vida dele, justamente por ele não querer continuar colaborando com os pedidos de ajuda que eram feitos. O amigo armou a emboscada com a intenção de matá-lo, pois havia o receio de que o Marcelo fosse à Polícia", ressaltou.
Os três homens detidos cumprem prisão temporária enquanto a investigação prossegue com os trabalhos de campo para capturar o quarto envolvido e concluir os laudos periciais.
Rio Cotia
O Corpo de Bombeiros participa das buscas, traçando a melhor estratégia, tendo em vista o local ser de difícil acesso e impossibilitado de utilização de embarcações.
Na tarde desta segunda-feira foram realizadas novas buscas margeando o Rio Cotia por aproximadamente 2 Km rio abaixo e nada foi localizado. O trabalho foi encerrado por volta das 18h30 devido a falta de visibilidade e segurança das equipes. As buscas pelo empresário devem continuar nesta terça-feira.