VGP: Homem é preso pela PM com moto furtada, placa falsa e documento adulterado
- Fau Barbosa
- há 3 horas
- 2 min de leitura

No último sábado, 13, um homem foi preso em flagrante por receptação, adulteração de sinal identificador de veículo automotor e falsificação de documento público. A prisão aconteceu em Vargem Grande Paulista, pela Polícia Militar, que localizaram uma motocicleta clonada com registro de furto, após informações, vindas do sistema de monitoramento por câmeras, apontarem a presença do veículo suspeito circulando na área.
O veículo, uma Honda PCX cinza, ostentava uma placa falsa pertencente a outra moto de mesma cor e modelo que estava regularmente estacionada na garagem da verdadeira proprietária. A abordagem ocorreu na Rua Tamoios, na região central
Durante a averiguação, os policiais da viatura M-33445, com apoio da viatura M-33452 CGPIV, identificaram diversas irregularidades:
Placa clonada e QR Code inválido
CRLV falso
Numeração do chassi incompatível com a placa
Confirmação via PRODESP de que se tratava de veículo furtado em 23/08/2025, conforme boletim de ocorrência registrado no DP Central de São Paulo
O condutor já possuía diversos antecedentes criminais, incluindo prisão recente em junho pelo mesmo crime: conduzir uma motocicleta de origem ilícita. Diante das evidências, foi dada voz de prisão em flagrante e, com receio de fuga, foi necessário o uso de algemas, conforme prevê a Súmula Vinculante nº 11 do STF.

O preso foi conduzido à Delegacia de Polícia Judiciária de Cotia, onde a autoridade policial ratificou a prisão e elaborou o boletim por receptação (art. 180), adulteração de sinal identificador de veículo (art. 311) e falsificação de documento público (art. 297).
As proprietárias dos dois veículos — o original e o clonado — foram localizadas. A dona da moto clonada enviou fotos e vídeos confirmando que seu veículo estava em sua residência. Já a vítima do furto demonstrou gratidão pelo trabalho da equipe, ressaltando que não possuía seguro.
A motocicleta recuperada foi apreendida e será submetida a exame pericial no pátio autorizado. O indivíduo permanece preso e à disposição da Justiça, aguardando audiência de custódia.
Comentários