top of page

Ciclovia do Rio Pinheiros é batizada de Franco Montoro


Iniciativa é uma homenagem à memória do ex-governador, que foi pioneiro na defesa da preservação ambiental


O governador Rodrigo Garcia batizou a ciclovia do Rio Pinheiros como “Franco Montoro”. O decreto com a iniciativa foi publicado na edição desta quinta-feira (14) do Diário Oficial do Estado. Em homenagem à memória do ex-governador Franco Montoro, que foi pioneiro em ações socioambientais, especialmente na área do meio ambiente, saneamento e infraestrutura de transportes, a ciclovia localizada no Canal Pinheiros, no município de São Paulo, passa a ser chamada de Franco Montoro.

André Franco Montoro nasceu em São Paulo, em 1916 e faleceu em 1999. Foi governador de São Paulo a partir de 1983 e administrou o Estado até 1987.


Durante sua gestão, criou a então Secretaria do Meio Ambiente, com o objetivo de incentivar o desenvolvimento de pesquisas e processos para reduzir a degradação da qualidade ambiental. Montoro foi responsável também pela ampliação de redes de água e esgoto em grande parte dos municípios paulistas, construiu mais de 4 mil quilômetros de vias pelo estado e expandiu a linha metroviária na capital paulista.

A ciclovia faz parte das ações de revitalização do Projeto Parque Linear Bruno Covas, que busca aproximar a população das margens do Rio Pinheiros. Atualmente, está sendo implantado o sistema de iluminação na ciclovia, que recebeu 60 lâmpadas distribuídas em 1,5 quilômetros de extensão.

A ação se soma aos 568 pontos de iluminação de led, distribuídos em 14 quilômetros da ciclovia e faz parte de um plano mais amplo do Governo e da ENEL para transformar o local na primeira pista de bicicleta inteligente do País com tecnologias inovadoras.

30 visualizações
bottom of page