Cotia: Guarda Civil inicia a "Operação Boas Festas"


Objetivo é aumentar a segurança em áreas comerciais que já estão recebendo maior movimento para compras de fim de ano

 

Na última semana, a Guarda Civil Municipal de Cotia deu início à Operação Boas Festas, que tem por finalidade reforçar o policiamento nas áreas comerciais. A iniciativa garante a prevenção de delitos, a redução dos índices criminais, promove o aumento da segurança e do bem-estar da população. “As operações preventivas e ostensivas ocorrem em razão do aumento do fluxo de pessoas pelas áreas comerciais e pagamento do 13º salário”, explicou o secretário de Segurança Pública, Almir Rodrigues.


Na Operação Boas Festas, o patrulhamento a pé - ostensivo - é realizado por GCM’s em duplas ou trios pelo centro comercial de Cotia, Caucaia do Alto e Granja Viana - regiões que concentram bastante movimentação de pessoas, lojas de produtos e departamentos.

As rondas da GCM com viaturas seguem normalmente, priorizando as áreas mais críticas apontadas pelas estatísticas feitas pela corporação. Segundo o secretário, o patrulhamento nos bairros, feitos com viatura, não para. A estratégia de ação, pautada pelos dados da mancha criminal, segue acontecendo normalmente. De acordo com o secretário, nessa época as pessoas estão vulneráveis, pois estão fazendo as compras para as festas de fim de ano, geralmente carregam muitos pacotes e transitam com diferentes formas de pagamento (dinheiro em espécie, cartões de débito e/ou crédito e celulares habilitados para transferência), o que faz com que a GCM veja a necessidade de redobrar a atenção. O objetivo é coibir crimes como roubos, furtos, estelionato, saidinha de banco, entre outros.

O patrulhamento estratégico realizado por toda a cidade também segue de forma setorizada e organizada. “Desenvolvemos uma estratégia para cada região: Granja Viana, bairros do eixo Raposo, bairros periféricos, bairros que fazem limite com outros municípios, região central e Caucaia do Alto”, informou o secretário adjunto Diego Soares.

Uma das principais características desta Operação é o aumento do efetivo nas ruas. Os guardas recebem escalas diferenciadas para suprir a demanda desta época do ano, atuando de forma preventiva e ostensiva, buscando levar segurança a todos. O monitoramento por meio dos totens de segurança continua dentro do cronograma normal, porém, com ênfase para as áreas comerciais da cidade.

Fotos: Vagner Santos

33 visualizações