top of page

Cotia: Guardas Civis se reúnem com o Prefeito para falar de mudanças na Corporação

Reunião aconteceu após dois meses da tragédia que vitimou fatalmente dois guardas e feriu gravemente o subcomandante.


No final da tarde desta terça-feira, 9, um grupo de Guardas Civis esteve reunido no gabinete da Prefeitura de Cotia. A reunião contou com a presença do Prefeito Rogério Franco, da Vice Ângela Maluf, do secretário de gabinete José Lopes e do Secretário-adjunto de Segurança Pública, Cel. Vagner, além dos representantes e do corpo jurídico da Asguaco - Associação dos Guardas Civis de Cotia.


A reunião foi solicitada pelos Guardas via ofício protocolado pela Asguaco na data anterior, informando que os Guardas ficariam na porta da Prefeitura aguardando serem recebidos pelo Prefeito, dada a situação da GCM após a tragédia ocorrida dois meses antes. Segundo os Guardas, desde então poucas coisas mudaram e a corporação estaria desmotivada e chateada (leia mais no final da matéria).


Segundo os Guardas, as leis que regulam as carreiras da Guarda Civil, Defesa Civil e Ttrânsito de Cotia já tem 18 anos e nesse longo período houveram poucas comissões. O processo seria caótico e marcado por injustiças, e necessita da construção de um novo texto.


Durante a reunião, alguns Guardas presentes puderam expor problemas antigos, inclusive de assédios sofridos. O Prefeito se colocou à disposição para contribuir, em especial, na pauta complexa do Plano de Carreira, e autorizou o Estudo da Aposentadoria Especial.


O que ficou decidido na reunião:

  • A nomeação do Inspetor Gilberto Asche e da Classe Distinta Isabel Casaçola para ocupar os cargos de Comando e subcomando da Guarda Civil com autonomia para fazer as mudanças necessárias ao efetivo;

  • O pagamento do saldo vencido de progressões;

  • Um estudo para a quitação das Licenças Prêmios vencidas e outros benefícios, priorizando-se os enfermos que estão ativos;

  • A instituição de uma comissão com a participação de servidores da Administração, Vereadores e Guardas Municipais para atualizar o Plano de Carreira da Guarda Municipal, implementando-se o possível em 2024 e 2025 ante as restrições financeiras, legais e eleitorais.

  • O Prefeito vai determinar a anistia dos Guardas (punições) para que todos possam evoluir no próximo Plano de Carreira.

Saiba mais:



202 visualizações

Comments


bottom of page